LUSITANIA. Revista de Estudos Portugueses. Directora: D. Carolina Michaelis de Vasconcellos. Lisboa. 1924-1927. 10 números In-8.º gr. E. em 3 vols.
“A revista reuniu a colaboração mais rigorosa e erudita que havia na época nos vários domínios dos saberes. Ao “Grupo da Biblioteca”, reuniu monárquicos e independentes, sendo o corolário a qualidade, o rigor científico, a consulta criteriosa das fontes, a divulgação de documentos inéditos e o reequacionar dos problemas.” [’In’ Pires, Daniel. ‘Dicionário da Imprensa Periódica’]. Colaboração de Afonso Lopes Vieira, Agostinho de Campos, António Sardinha (Literatura), António Sérgio (Crítica Literária), Carlos Malheiro Dias (Estudos Luso-Brasileiros), Faria de Vasconcelos (Pedagogia), José Leite de Vasconcelos (Etnografia), Mário de Azevedo Gomes (Agronomia), Luciano Pereira (Ciências Matemáticas), José de Figueiredo e Reinaldo dos Santos (Arte e Arqueologia), Ricardo Jorge (Ciências Biológicas) e Viana da Motta (Música).
Daniel Pires na muito útil e pormenorizada descrição deste periódico sublinha: “De grande relevo é insufismavelmente o fascículo 5/6, integralmente dedicado a Luís de Camões (…)”. Edição cuidada, ilustrações nas páginas de texto e em folhas impressas à parte.
Encadernações originais de pele inteira, gravada a seco e ouro, nas lombadas e pastas. Colecção completa.