LOUREIRO (Adolfo).- MEMORIA SOBRE O MONDEGO E BARRA DA FIGUEIRA. Lisboa. Imprensa Nacional. 1874. In-4.º peq. de 222-II págs. E.
Neste valioso trabalho o Autor fornece "(…) em primeiro logar, uma breve noticia historica dos trabalhos e providencias que o Mondego até hoje tem merecido aos poderes publicos, indicando as phases e vicissitudes porque a sua legislação e administração têem passado. Procurarei depois dar uma succinta descripção d’este rio, sua bacia, constituição geologica e regimen, tanto no seu estado ordinario, como de cheias ou estiagem, tanto na sua parte doce, como salgada. Tratarei em seguida das obras que devem emprehender-se, e apresentarei a descripção, justificação e orçamento, não só das que se acham em execução, mas tambem d’aquellas cujos projectos estão submettidos á junta consultiva de obras publicas. Por ultimo, occupar-me-hei dos recursos com que julgo se poderão realisar obras tão momentosas, dos sacrificios que têem custado ao paiz, e das vantagens que já têem produzido, e que a sua conclusão poderá ainda proporcionar. (…)"
Com três estampas em folhas desdobráveis de grande formato. Obra rara, publicada em separata da «Revista de Obras Publicas».
Só de leve aparado à cabeça, com as capas da brochuras resguardadas e revestido de sólida encadernação, recente, com a lombada em pele gravada com dizeres dourados.