SAA (Mário).— AS MEMÓRIAS ASTROLÓGICAS DE CAMÕES e nascimento do Poeta em 23 de Janeiro de 1524. Edições do Templo. Novembro de 1978. [Lisboa]. In-8.º de 243-V págs. B.
Segunda edição deste interessante trabalho onde o seu autor pretende “demonstrar o uso da astrologia em Camões (…) O Poeta serviu-se dela para desenhar horóscopos e marcar acontecimentos, no que seguiu Gil Vicente iniciador do teatro português, e que em verso pôs os horóscopos do rei Venturoso («Venturoso» sob o ponto de vista astrológico, e pelo qual o cognome lhe foi dado, como havemos de provar) e de todos os membros da família real, e de alguns grandes da corte. Fê-lo Gil Vicente com muita perícia, mostrando grande conhecimento desta arte, e grande probidade cronológica, pois tive o cuidado de verificar que eram exactos os céus por ele descritos, correspondentes aos acontecimentos marcados.
“Esta presente obra quere atender, sobretudo, à parte cronológica da questão: deduzir datas das descrições dos arranjos planetários. (…)”.
Obra dividida em três partes: Prova histórica do nascimento do Poeta em 23 de Janeiro de 1524; Demonstrações Astrológicas; e A Dama das alusões astrológicas de Camões.
Ilustrado com várias gravuras nas páginas do texto, na sua maioria horóscopos de notáveis figuras da história portuguesa.