SILVA (Luís Duarte Vilela da).— MEMORIAS HISTORICAS DA INSIGNE E REAL COLLEGIADA DE SANTA MARIA DE ALCAÇOVA DA VILLA DE SANTAREM, offerecidas a Elrei D. João VI. Nosso Senhor pelo Cabbido da mesma Collegiada, escritas por… Presbytero Secular, Cavalleiro da Ordem de Christo, e Thesoureiro Mór. Lisboa: Na Impressão Regia. Anno 1817. In-8.º gr. de 134-II págs. E.
O autor, natural de Celorico da Beira, além dos títulos e cargos acima referidos, foi cónego da Basílica de Santa Maria Maior. Este seu livro, importante para a bibliografia santarena, refere no prefácio o estado em que os franceses deixaram a Colegiada e respectivo arquivo: "Foi (…) esta Igreja arruinada, e despojada de tudo quanto enobrecia seu culto, nada escapando á cobiça dos inimigos da Patria. O seu Archivo precioso (…) não pôde escapar á pesquiza de uma tropa furiosa. Forão desfeitas as estantes, arruinadas as paredes da Casa, e o mesmo telhado desabando e cahindo totalmente affogou, e sepultou debaixo de suas ruinas tudo o que nele se guardava. Facil he de prezumir como ficárão papeis, e pergaminhos, e alguns tão preciosos, cuja perda he irreparavel e digna de lamentar-se".
Encadernação recente com lombada de pele decorada a ouro e com nervuras. Carminado à cabeça e com as capas da brochura.
Embora manchado (cremos que por líquido; provavelmente chá) em quatro das primeiras folhas, o exemplar conserva-se em bom estado de conservação.