METHODO FACIL // DE // APRENDER A CONTAR, // EM QUE SE EXPLICA // TODO O GENERO DE CONTAS // JUNTAMENTE COM A SUA RAZÃO, // USO, E DEMONSTRAÇÃO; A que se ajunta huma Segunda Parte sobre // o nome, valor, e correspondencia da // moeda, pezo, e medida da Europa, com // a moeda, e medida de Portugal, &c. // … // OFFERECIDO // Á MOCIDADE PORTUGUEZA // POR ***** // LISBOA. M. DCC.LXXXXIV. // Na Of. de Simão Thaddeo Ferreira. In-8º de VII-I-304 págs. E.
Livro curioso e raro, publicado sem o nome do autor. Com interesse para a bibliografia do comércio e finança em Portugal, no Brasil e na África ocidental.
“(…) vendo, que a Arithmetica he de huma necessidade universal, assim nas Sciencias, como na vida Civil, e que a maior parte dos homens deixão de estudalla por não ter commodidade de frequentar as Aulas, nem haver hum livro facil, por onde a estudem, resolvi-me a publicar este Methodo facil de aprender a contar, que divido em duas Partes: a primeira contém nove Artigos, os quaes tratão o primeiro das quatro operações principaes, sommar, diminuir, miltiplicar, e dividir: O segundo da reducção ascendente, e descendente: O terceiro da extracção das raizes quadrada, e cubica: O quarto dos números complexos: O quinto das fracções: O sexto da dizima: O setimo das razões simples, das razões compostas, das razões Arithmeticas, e Geometricas, e das proporções, donde dependem as regras de tres: O oitavo das regras de Companhia, de Liga, de falsa posição, e Juros: O nono das progressões Arithmeticas, e Geometricas; e em cada hum destes Artigos damos a razão, a demonstração, e explicamos o uso de cada huma das operações em particular. Estye o methodo, que seguimos na primeira Parte.
“A segunda divide-se em tres Artigos, que tratão, o primeiro do nome, valor, e pezo da nossa Moeda Portugueza; do nome, e valor das Moedas correntes no Brazil, Costas do mar, Certões, e Africa Occidental: O segundo do nome, valor, e correspondencia, que a Moeda da maior parte da Europa tem com a nossa, da relação, que a nossa tem com a mesma Estrangeira; e dos Cambios: O terceiro das medidas do tempo, da extensão, dos sólidos, e dos líquidos; trata tambem dos pezos communs, dos pezos das Boticas, do oiro, da prata, dos diamantes; e da correspondencia, que as medidas, e pezos Estrangeiros tem com o covado, e vaza, e com o arratel de Lisboa. (…)”.
Encadernação da época, um pouco cansada.