MISSALE ROMANUM // EX DECRETO SACROSANCTI // CONCILLI TRIDENTINI RESTITUTUM; // S. PII V. PONT. MAX. JUSSU EDITUM; // CLEMENTIS VIII. ET URBANI VIII. // AUCTORITATE RECOGNITUM; // Et cum Missis novissimè per Summos Pontifices enarratis , & universis Di- // tionibus Fidelissimorum Lusitaniae Regum huc usque concessis, // nunc in hac editione locupletatum. // OLISIPONE in TYPOGRAPHIA REGIA. // Anno M.DCC.XCIII. […] In-8.º gr. de LX-624-CLVI-55-[I] págs.
——— MISSÆ PROPRIÆ // SANCTORUM // TRIUM ORDINUM // FRATRUM MINORUM // S. P. N. // FRANCISCI, // Ad formam MISSALIS ROMANI redactæ, & exactiùs examinatæ con- // formiter Breviario, ab INNOCENTIO PAPA XII. approbatæ, // novoque Kalendario, & Rubricis locupletatæ. // [gravura aberta em chapa de aço, representando a aparição de Cristo a S. Francisco de Assis] // ANTVERPIÆ, // EX ARCHITYPOGRAPHIA PLANTINIANA. // M. D. CC. LXXIII. In-8.º gr. de 64- 2 págs. E.
Missal Romano de apurada execução gráfica, impresso a negro e vermelho a duas colunas; decorado com multiplas letras capitais e florões e duas belas gravuras abertas a buril em chapa de aço representando a ‘Anunciação da Virgem Maria dada pelo Arcanjo Gabriel’ [N. J. Cordeiro, sculp. 1781] e a ‘Natividade’ [G. F. Machado sculp. Olisip. in Typ. Reg. A. MDCCÇXXVII]. Ao longo das páginas que contêm os textos e rubricas para a celebração da missa no Rito Romano da Igreja Católica, com inúmeras pautas ou tetragramas do canto gregoriano que acompanhavam a recitação dos salmos.
Gaspar Fróis Machado, artista gravador da ‘Anunciação da Virgem’, diz Ernesto Soares na «História da Gravura Artística em Portugal» que foi “Gravador de notáveis recursos a que uma morte prematura cortou a carreira auspiciosamente encetada. Natural de Santarém onde nasceu em 1759, morreu vítima de um naufrágio aos 37 anos de idade, no momento em que se dirigia a Londres para estudar com Bartolozzi. Havia começado os seus estudos na escola de Giusti, fundada em Mafra por D. João V logo a seguir à construção do convento. Vindo para Lisboa, em face da sua decidida inclinação para o desenho ingressou na aula de Carneiro da Silva na Imprensa Régia, revelando-se desde logo hábil artista. […]. As suas composições revelam-nos um hábil gravador a buril, único processo de que se serviu para a abertura das suas chapas. […]”.
Entre outras obras de Fróis Machado, recordamos as XCIV estampas que por ele assinadas, ilustram a «Luz Liberal e Nobre Arte de Cavallaria» de Manuel Carlos Andrade.
Discípulo de Joaquim Carneiro da Silva na Aula da ‘Impressão Régia’, Nicolau José Baptista Cordeiro [1768-1803], tendo morrido com apenas 35 anos, revelou no exercício da profissão grandes aptidões artísticas.
Luiz Chaves diz que Nicolau Cordeiro é gravador de obra em cobre e aço, admirável de arte e de técnica. Ernesto Soares contesta esta apreciação dizendo desconhecer “as obras onde se possam admirar estas qualidade”, não registando a que ilustra o presente ‘Missal’.
Bela encadernação da época, inteira de pele, ornada nas pastas com uma artística composição manual de ferros gravados a seco, cinco brochos de apoio e fechos originais; com o corte das folhas carminado, apresenta no pé do volume vestígios da acção de roedor que só ao de leve afectou o corte das mesmas. Junto ao tranchefile com um cordão de várias cores, de onde pendem fitas de cor, ou marcas de leitura.