VILARES (João Baptista).— MONOGRAFIA DO CONCELHO DE ALFANDEGA DA FÉ. Edição da Câmara Municipal. Companhia Portuguesa Editora, L.da. Pôrto. [1926]. In-8.º de 285-III págs. E.
Monografia estimada, antecedida de um prefácio do Abade de Baçal: “ […] Realmente nada vos escapou do que pode interessar a uma monografia local desde o seu estudo geológico, uro-hidrográfico, mineralógico, climatológico, zoológico e botânico até à história propriamente; aos factores económicos efectivados nas suas produções consignadas em elucidativos mapas estatisticos onde se vê ràpidamente o «quantum» do concelho em cereais, legumes, vinho, azeite, amêndoa, cortiça, castanha, lã, especificando de passo a importação e exportação, o numero dos estabelecimentos comerciais, o valor pecuário bovino, ovino, caprino, cavalar, muar, asinino, suino, efectivados nas vias de comunicação, nas indústrias actuais, sem esquecer as antigas, no estudo demográfico desde o censo de 1864 adindo-lhe a emigração e as profissões; efectivadas no movimento escolar dos ultimos dez anos. […] Não escapou a criminalidade, a vida, rural e a sua higiene. […] Essa descrição é completa sôbre todos os pontos de vista referentes a um estudo corográfico realçado ainda pela biografia dos alfandeguenses ilustres. […]”.
Com uma «Carta Corográfica do Concelho de Alfandega da Fé» impresso em folha desdobrável.
Encadernação com lombada e cantos de pele, decorada com nervuras, rótulos e ferros gravados a ouro em ‘casas fechadas’, com algum desgaste na charneira da encadernação ou ‘vivo do encaixe’. Com as capas da brochura conservadas, tintado à cabeça e com as restantes margens intactas.