PIMENTEL (António Filipe).— A MORADA DA SABEDORIA. I. O Paço Real de Coimbra das origens ao estabelecimento da Universidade. Almedina. [Gráfica de Coimbra, Lda. 2005]. In-fólio de 535-V págs. E.-
“Mil anos da história de um edifício, ou um edifício com mil anos: o ‘Paço das Escolas’ da Universidade de Coimbra. Mil anos de uma construção que se entrecruza com a história de uma cidade duas vezes milenar, reorganizando-se e esclarecendo-se mutuamente nos seus respectivos e complexos passados.Uma cidade única, ‘capital real’ do Portugal medieval, cidade-símbolo na construção mítica da própria Monarquia e, por conseguinte, ponto de retorno cíclico da Realeza nacional. Um edifício absolutamente singular, mescla de fortaleza, palácio e escola, moldado pelo tempo imenso que por ele passou, mas que nele deixou traços susceptíveis de permitirem reconstituir as múltiplas “capas” dessa prodigiosa gestação: que mergulha lá longe, ‘antes que houvesse nome Portugal’. (…)
“Cinco séculos da vida desse edifício milenar, iluminados e desvendados numa minuciosa reconstituição volumétrica e planimétrica, fruto de uma metodologia inovadora de trabalho, onde a História, a História da Arte e a Arqueologia trabalham de mãos dadas. (…)”
Edição de luxuosa apresentação gráfica, profundamente documentado, com inúmeras fotografias, desenhos, plantas e outros elementos iconográficos, em grande parte reproduzidos a cores e impressa em papel de grande qualidade.
Encadernação editorial em tecido, com dizeres dourados na lombada e na pasta frontal. Conserva a sobrecapa em papel policromado.