FERREIRA (Manuel) [1917-1992].— NO REINO DE CALIBAN. Antologia panorâmica da poesia africana de expressão portuguesa. Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique. Organização, selecção, prefácio e notas de… Seara Nova. 1975 [3.º vol. Plátano Editora. 1985]. 3 vols. In-4.º de 328-XII; 489-XV e 530-[II] págs. B.
Autor desde sempre profunda e exemplarmente vinculado ao estudo e divulgação da problemática cultural africana de expressão portuguesa; ele próprio favorecido por uma vivência pessoal africana de doze anos, responsável por algumas das melhores páginas da novelística cabo-verdina (‘Hora di Bai, Terra Trazida, Voz de Prisão’, aos quais haverá que acrescentar o ensaio ‘Aventura Crioula’), acreditamos não ser muito errado, e muito menos audacioso, que em Portugal e hoje, somente Manuel Ferreira seria capaz de cumprir a tarefa de organizar e apresentar um instrumento de cultura como este ‘No reino de Caliban’. Não será por acaso ter sido o Autor, depois do 25-de-abril, convidado para reger, na Faculdade de Letras de Lisboa, a recém criada disciplina de literatura africana de expressão portuguesa. (…)".
O terceiro e último volume, publicado pela Plátano Editora dez anos após a publicação dos antecedentes, apresenta diferente formato.