SAMPAIO (António de Vilas Boas e).— NOBILIARCHIA // PORTUGUEZA // TRATADO DA NOBREZA // HEREDITARIA, E POLITICA, // AUTOR // ANTONIO DE VILLAS BOAS, E SAMPAYO // da Villa de Barcellos, // AGORA NOVAMENTE CORRECTA, // emendada, e accrescentada cõ as Armas das Familias, e Ci- // dades principaes deste Reyno, e outras cousas curiosas. //OFFERECIDA // AO EXCELLENTISSIMO SENHOR // D. RODRIGO // ANNES DE SAA, ALMEYDA, E MENEZES, // Marquez de Fontes, Conde de Pennaguiaõ, Camareyro // môr da Casa Real, &c. // [ornamento tipográfico] // LISBOA. // Na Officina de FILIPPE DE SOUSA VILLELA. // ———— // M. CC. XXVIII. In-8.º de XII págs. prels. inums., 350 nums. e XVI inums finais. E.
Obra clássica da bibliografia nobiliárquica portuguesa, nesta edição, “novamente correcta, emendada, e accrescentada cõ as Armas das Familias, e Cidades principaes deste Reyno, e outras cousas curiosas.”, dedicada a D. Rodrigo Annes de Saa, Almeyda, e Menezes” “Marquez de Fontes, Conde de Pennaguiaõ, Camareyro mór da Casa Real, e Capitaõ mór da Cidade do Porto, & seu Alcayde mòr, & das Villas de Abrantes, Punhete, Amendoa, & do Maçaõ, Senhor das Fortalezas de S. Joaõ da Fós, do Douro, & Nossa Senhora das Neves de Leça de Matozinhos, Senhor das Villas de Pennaguiaõ, Fontes, Godim, Sevér, Sardoal, & da Honra do Sobrado, Comendador das Comendas de Santiago de Cacem, & S. Pedro de Faro da Ordem de Santiago, &c.”
António de Villas Boas e Sampayo, natural da vila de Barcelos, foi poeta, historiador e genealogista que se notabilizou com a edição da famosa «NOBILIARCHIA PORTVGVEZA», dada a lume pela primeira vez em 1676 e por muitas vezes reeditada dada a importância da mesma, considerada o melhor estudo nobiliárquico português. O autor, fez os seus estudos preparatórios de humanidades no Porto, formou-se em Direito na Universidade de Coimbra e ingressou na magistratura como juiz de fora em Vila do Conde e Viseu. Foi ainda corregedor em Moncorvo e provedor em Coimbra, tendo terminado a sua carreira no Tribunal da Relação do Porto, como juiz desembargador.
Encadernação inteira de pele, da época, com ferros dourados, rótulo e nervuras na lombada.
Com ténues manchas de água antigas e uma nota manuscrita na margem da pág. 257, de acrescento ao ramo CARVALHOS.