FIGUEIREDO (Cândido de).— NOVO DICCIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Redigido em harmonia com os modernos princípios da sciência da linguagem, e em que se contém mais do dôbro dos vocábulos até agora registados nos melhores dos mais modernos dicionários portugueses, além de satisfazer a todas as graphias legítimas, especialmente a que tem sido mais usual e qauella que foi prescrita officialmente em 1911. Quarta edição corrigida e copiòsamente ampliada. Lisboa. Portugal-Brasil. [S. d. – 1925?]. 2 vols. In-4.º gr. de XXXI-I-1110 e 1014-VI págs. E.
A propósito desta edição comenta o autor: “ (…) afora várias e indispensáveis correcções, regista pela primeira vez muitos centenares de vocábulos, colhidos uns em obras de escritores exemplares, e recebidos outros da linguagem falada de differentes regiões de Portugal e do Brasil. (…)
“A propósito da linguagem regionalista, verifica-se, sem vaidade, que nenhum diccionário além do meu registou coisa que se parecesse com mais de déz mil brasileirismos, a que se deu cabida em o ‘Novo Diccionário da Língua Portuguesa’. (…).
Um dos mais importantes dicionários da Língua Portuguesa, com numerosas edições publicadas.
Encadernações da época com lombadas e cantos em pele, um pouco cansadas.