[SERRANO (Joaquim da Silva)]. O NUNCIO E A MAÇONARIA, ou Resposta dada á imprensa liberal ás accusações feitas contra MONSENHOR MASELLA, Nuncio de S. Santidade em Lisboa. Por UM PADRE CATHOLICO verdadeiramente amante da sua Patria. Lisboa. Livraria Catholica. 1882. In-8.º de 30 págs. Desenc.
Achega de interesse para a história das relações diplomáticas entre a ‘Santa Sé’ e a ‘Maçonaria’ em Portugal, publicada sob pseudónimo de ‘Um Padre Catholico’, identificado por Albino Lapa no «Dicionário de Pseudónimos».
“Vae grande alarido nos arraiaes liberaes contra Monsenhor Masella, Nuncio de S. Santidade em Portugal. Republicanos e monarchicos, que noite e dia se combatem, de mãos dadas n’esta lucta, não teem descançado um momento desde que se disparou o primeiro tiro no campo ‘progressista’.
“A princípio julgámos que era uma artimanha politica do partido que levantou esta questão, que, para desfazer a má impressão da derrota de seu chefe politico pelo circulo do Funchal, se servia de alguns descontentes para chamar a outro terreno as attenções do publico.
“Enganámo-nos. Não era um tiroteio simulado, era uma verdadeira lucta; não era escaramuça de pequenas guerrilhas, mas sim um combate geral sustentado a fogo vivo em toda a linha d’um exercito. […]”.
No final vem um Poema intitulado ‘Bulhão Pato’, como resposta ao poeta e ensaísta que “pôz a sua veia poetica ao seviço torpe do insulto e do sarcasmo contra o Ex.mº Nuncio Apostolico; (…)
“Para responder digmamente ao Pato bulhão [sic] só invertemos contra elle seus tiros; a lama que queria atirar á cara do Representante do Summo Pontífice, cae-lhe na sua.”