ABOIM (Diogo Guerreiro Camacho de).— OPUSCULUM // DE // PRIVILEGIJS // FAMILIARIUM, // OFFICIALIUM QUE SANCTÆ INQUISITIONES // DESIDERATISSIMUM // NUNC PRIMUM IN LUCEM EDITUM // IN QUO // TOTA FERE PRIVILEGIORUM MATERIA // exaratur, & omnium Privilegiatorum jus genericè, & specifi- // cè examinatur, plenèque discutiuntur privilegia omnia // Familiarium, Officialium que Sanctæ Inquisitionis, Se- // natorũ, monetariorũ, scholasticorũ, & Viduarum, & // aliorum, potestas etiam eorum Conservatorum // ventilatur, & plures aliæ Iuris materiæ // involvuntur. // AUTHORE. // ‘DIDACO GUEEREYRO CAMACHO DE ABOYM, // Auriquiensi Sanctæ Inquisitionis Familiaris
, ejusdemque Fiscitàm Eborensis, // quam Conimbricensis Iudice, & in Portuensi Senatu Senatore.’ // [separador de composição tipográfica] // CONIMBRICÆ: // ‘Cum Superiorum permissu, & Authoris expensis, ac Privilegio.’ // Ex Officina JOANNIS ANTUNES Anno Domini 1699. In-4.º de XVI-424-II págs. E.
Primeira edição deste importante tratado jurídico, de grande merecimento para a história da Inquisição desde 1580 aos finais do século XVII.
Edição de cuidada e nítida impressão, composta a duas colunas: frontispício impresso a negro e vermelho.
Neste trabalho, o autor reúne diversas notícias sobre a origem e desenvolvimento desta instituição, dos privilégios e deveres concedidos aos seus Familiares e Oficiais: dos seus impostos e suas isenções, do seu vestuário, dos direitos das esposas e viúvas, parentes e escravos, de quando podem portar armas, dos duelos, dos homicídios, etc., etc.
Considerável compilação de leis e de outras disposições legais promulgadas pela Coroa Portuguesa e pela Inquisição Espanhola.
Embora escrita em Latim esta compilação respeita as línguas portuguesa e castelhana na documentação apresentada.
Barbosa Machado refere-se ao Autor dizendo que: "Naceo na Quinta dos Guerreiros solar da sua familia no Territorio de Campo de Ourique, em a Provincia do Alentejo no anno de 1663. (…) Depois de estudar na Universidade de Coimbra Direito Cesareo, em que recebeo o gráo de Bacharel com applauso de Mestres e discipulos, exercitou vários Lugares como foraõ, Juiz de fóra de Monte mòr o velho, Juiz dos Orfãos de Lisboa, Juiz do Fisco do Territorio de Evora, Dezembargador do Porto, donde passou à casa da Supplicaçaõ a 17 de Novembro de 1703, e ultimamente a Dezembargador dos Aggravos a 20. de Abril de 1709. Em taõ diversos ministerios sempre conservou inviolavel a justiça, sem que pudesse o suborno por menos nobre, ou o respeito por mais authorisado fazer a mais leve impressaõ em seu incorrupto animo. (…) Entre a laboriosa occupação de Senador para que naõ fosse accusado de passar algum instante ociosamente, escreveo Obras, em que mostrou naõ somente a profunda sciencia de hum, e outro Direito, que professava, mas a vasta liçaõ das Letras Sagradas e humanas, em que era insigne."
Encadernação da época inteira de pele, com defeitos; pouco importantes vestígios de traça e outras pequenas imperfeições; a págs. 149/152 com um rasgão no canto superior direito que não ofende a mancha tipográfica.