MACEDO (Padre José Agostinho de).— O ORIENTE. Poema epico de… Lisboa: Na Impressão Regia. 1827. In-8.º gr. de VIII-380-II págs. E.
Exemplar da segunda edição, ilustrada com um excelente retrato de Agostinho de Macedo, gravado em chapa de cobre por João Vicente Prias e considerado por Ernesto Soares na «História da Gravura Artística em Portugal», “(…) modelo de correcção e delicadeza”.
Disse Inocêncio que "José Agostinho de Macedo introduziu n’esta reimpressão do poema, numerosas alterações, posto que pela maior parte coisas pouco substanciaes; accrescentou algumas oitavas, e supprimiu inteiramente outras.”
Exemplar completo, no seu estado original, ainda que sem a dedicatória que posteriormente foi anexada em alguns exemplares. A este respeito diz Inocêncio: “D’esta segunda, feita a expensas do Mosteiro de Alcobaça, tiraram-se mil e quinhentos exemplares, em papel de diversas qualidades, sendo uns de maior, outros de menor formato. O custo da impressão foi de rs. 155:400, não entrando n’esta quantia a despeza feita com a gravura do retrato. Suprimiu-se por vontade do auctor, não só o ‘discurso preliminar’, mas a ‘dedicatória’ da primeira edição. Já depois de impresso o poema, e anuindo aos rogos dos que lh’o pediam, consentiu elle em que se reiprimisse também a dedicatoria, mas em separado. Assim se fez, e d’ella se tiraram só mil exemplares (…)
Boa encadernação à amador, de recente execução. Carminado à cabeça e com as restantes margens por aparar.