BARRETO (João Franco).— ORTOGRAFIA // DA // LINGVA PORTVGVESA // PER // IOAM FRANCO BARRETTO. // ‘Offerecida’ // AO Sor FRANCISCO DE MELLO, // Filho primogenito do Sor Garcia de Mello, // do Conselho de S. A. & seu Monteyro môr // [gravura aberta em chapa de metal com o brasão de Armas dos Mellos] // EM LISBOA // Na Officina de IOAM DA COSTA. // ‘A custa de Antonio Leyte Mercador de Livros, na rua nova.’ // ——— // M.DC.LXXI. // ‘Com todas as licenças necessarias.’ In-4.º gr. de VIII-279-[I]-VIII págs. E.
Primeira edição desta muito rara e estimada obra clássica que em muito contribuiu para a fixação da língua portuguesa após a Restauração de 1640.
Conserva uma folha desdobrável que falta em muitos exemplares, com vocábulos gregos, latinos, flamengos, franceses, castelhanos, italianos, ingleses e portugueses onde se dá o exemplo de que não há linguagem pura e esta se combina com outras línguas.
De págs. 230 até ao final com as «Regras Geraes da Ortografia Portugueza, per o Licenciado Duarte Nunez, cõ a reposta do Autor á margem».
Encadernação inteira de pergaminho, da época, com o título manuscrito na lombada; com falta de um pedaço de pergaminho.
A págs. 5/6 com um pequeno rasgão, provocado durante o fabrico do papel