MONTEIRO (Mário) [Pseud.] — FIGUEIREDO (Fortunato Maria Monteiro de).— PAVÕES… [Inquérito semanal á vida portuguesa]. [Redactor e editor — Mario Monteiro. Composição e impress~ao = Minerva Lusitana = Villa Franca de Xira. Proprietaria]. Lisboa. 1911. 2 opúsculos. In-8.º gr. de 13-[I] e 12 págs. B.
“ (…) Os ‘Pavões’, aqui onde os vêem, não são uns simples recemnascidos ou quaesquer pimpolhos sem eira nem beira caminhando com passos incertos, ao accaso, em busca de uns braços que se lhes abram n’um gesto largo e fingidamente amigo.
“São os legitimos continuadores d’essa serie de folhetos nascida em Coimbra, ha uns bons sete anos, obra que tanto irritou e intrigou muitos dos actuaes e altos funccionarios da REpublica que eram, a esse tempo, estudantes como nós e, portanto, uns miseros mortaes…
“Urge pois remar contra a maré e luctar, vigorosamente para que não se afunde tudo, mais uma vez, na antiga e miseravel tristeza em que viviamos.
“Possuimos um temperamento meridional e portanto ardente e impulsivo. Usemos d’elle dentro dos dominios do bom senso e falemos, abertamente, com sinceridade, na certeza absoluta de praticar alguma cousa util.
“Eis a missão dos ‘Pavões’, dôa a quem doer…” [’in’ «A Missão dos Pavões»].
Invulgar publicação, cremos que apenas constituída por 2 opúsculos: I. A Missão dos “Pavões”…; Paiva Couceiro e a Republica Portugueza. II. Parlamento-Créche!….
Para além de outras publicação dadas à imprensa também sob o pseudónimo Mário Monteiro, o autor, Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, colaborou no «Boletim da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra», assim como no suplemento ao «Boletim da Biblioteca da Universidade» – Cursos e Conferências – Extensão Universitária, 1935.
Para mais ampla informação àcerca do extenso currículo do autor, consultar o 11.º vol. da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira.
Capas da brochura ilustradas com um belo desenho alegórico, de composição ao gosto da ‘arte-nova’.