MOREIRA (Alberto de Laura) & NÓBREGA (Vaz-Osório da).— PEDRAS DE ARMAS DE MATOSINHOS. Edição da Câmara Municipal de Matosinhos. 1960. In-4.º de XXVII-I-265-III págs. E.
"Com o presente trabalho inventariámos as pedras de armas do concelho de Matosinhos. Limitámo-nos sòmente ao estudo dos brasões de família, acompanhado dos documentos relacionados com alguns deles e das necessárias notas subsidiárias".
Com um prefácio do Conde de Campo Bello, onde se louva a Câmara de Matosinhos "pela iniciativa que em boa hora tomou de mandar estudar as pedras-de-armas, quinhão valioso, cheio de interesse, do património histórico e artístico do seu concelho", dizendo depois que se trata de uma "excelente, conscienciosa e oportuna colectânea".
Muito cuidada edição, executada sob orientação gráfica do artista Domingos Pinho, limitada a 510 exemplares numerados e assinados, ilustrada com desenhos e vinhetas de Vaz-Osório da Nóbrega.
Edição ilustrada com VIII estampas heráldicas cuidadosamente impressas à parte, a cores e metais, coladas sobre cartolina de escolhida qualidade e ainda 34 estampas fotográficas reproduzidas a negro, tiradas pela «Fotografia Vieira» e executadas na casa Simão Guimarães, Filhos.
Encadernação com lombada e cantos de pele, gravada a ouro e com nervuras. Com as capas da brochura e a respectiva lombada conservadas.