PORTO 1901|2001, GUIA DE ARQUITECTURA MODERNA. Livraria Civilização Editora. [Porto. 2001]. In-4.º gr. B.
""Porto 1901-2001, Guia da arquitectura Moderna" é uma co-edição da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (…) através do seu Pelouro da Cultura, e da Livraria Civilização Editora, integrada na Programação Oficial do Porto 2001, Capital Europeia da Cultura, na àrea de Artes Plásticas e Arquitectura".
Obra importante para a história da arquitectura do Porto, numa edição de grande originalidade e esmerado cuidado gráfico, constituída por 30 cadernos independentes, ilustrados com fotogravuras e plantas, assim intitulados: 1. «Estação de S. Bento». Projecto, Marques da Silva; Texto, Nuno Tasso de Sousa; 2. «Avenida dos Aliados»: Plano: Barry Parker; Projectos, Marques da Silva, Correia da Silva, Oliveira Ferreira, Pardal Monteiro, Rogério de Azevedo, Júlio de Brito, Carlos Ramos; Texto, Anni Günther Nonell; 3. «Teatro de S. João». Projecto, Marques da Silva; Texto, Luís Soares Carneiro; 4. «Liceus da República»: Projectos, Marques da Silva; Texto, Paulo Providência; 5. «Rua Sá da Bandeira»: Texto Manuel Mendes; 6. «Garagem do Comércio do Porto»: Projecto, Rogério de Azevedo; Texto, Anni Günther Nonell; 7. «Unifamiliar e Moderno»: Projectos, Antão Garrett, M. Marques/A. Lopes, José Porto, Rogério de Azevedo, Januário Godinho, José Peneda, Arménio Losa, M. Passos/E. Martins, V. de Lima/A. Ricca; Texto, Manuel Mendes; 8. «Rua de Ceuta»: Plano, Arménio Losa/C M P; Texto, Francisco Barata Fernandes, Rui Pinto; 9. «Cinema Batalha»: Projecto, Artur Andrade; Texto, José Fernandes Gonçalves; 10. «Escolas Modernas»: Projectos, Alexandre de Sousa, Fernando Távora, Lúcio Miranda; Texto, Luís Tavares Pereira; 11. «Coliseu do Porto»: Projecto, Cassiano Branco, (Júlio de Brito, Mário de Abreu, Charles Siclis); Texto, Ana Tostões; 12. «Habitações Modernas»: Projectos, Viana de Lima, Celestino de Castro; Texto, João Vieira Caldas; 13. «Avenida da Boavista»: Texto, Domingos Tavares; 14. «Bairro do Estado Novo»: Plano, Programa de Construções de Casas Económicas, Caixas de Previdência, Cooperativa "Lar Familiar"; Texto, Jorge da Costa; 15. «Prédios de Rendimento»: Projectos, A. Losa/C. Barbosa, Mário Bonito, José Carlos Loureiro, Agostinho Ricca; Texto, José Fernando Gonçalves; 16. «Palácio de Cristal»: Plano, Emilio David; Projectos, Thomas Dillen Jones, José Carlos Loureiro, José Manuel Soares; Texto, Anni Günther Nonell; 17. «Edifícios Torre»: Projectos, D. Moreira da Silva/M. J. Marques da Silva, Márcio de Freitas, J. C. Loureiro/P. Ramos/C. Almeida, A. Losa/A. M. Ferreira; Texto, António Portovedo Lousa; 18. «Faculdade de Economia»: Projecto, Viana de Lima; Texto, Sergio Fernandez; 19. «Campo do Luso»: Plano e Projecto, José Carlos Loureiro, Pádua Ramos; Texto, Manuel Correia Fernandes; 20. «Margem do Douro e Atlântico»: Planos, Bernardo Ferrão, Fernando Távora, Manuel F. de Sá, Graça Nieto Guimarães, Manuel de Solá-Morales; Pontes: Gustavo Eiffel, Theóphile Seyrig, Edgar Cardoso, Fernandez Ordoñez; Texto, Nuno Portas; 21. «Quinta da Conceição»: Plano, Fernando Távora, Álvaro Siza; Texto, Mário Krüger; 22. «Leça da Palmeira»: Plano/Edifícios, Álvaro Siza; Texto, José Salgado; 23. «Pasteleira»: Plano, Alberto Rosmaninho, Rogério Barroca; Edifícios, Pedro Ramalho, Sergio Fernandez, Álvaro Siza; Texto, Rui Ramos; 24. «Processo SAAL»: Projectos SAAL/Norte: Texto, José António Bandeirinha; 25. «Centro Histórico»: Plano, CRUARB/C.M.P.; Texto, Francisco Barata Fernandes; 26. «Habitações Contemporâneas»: Projectos, Álvaro Siza, Eduardo Souto Moura, Manuel Botelho, J. C. Cruz/P. Alarcão; Texto, Jorge Figueira; «Casa das Artes»: Projecto, Eduardo Souto Moura; Texto, Paulo Providência; 28. «Camara de Matosinhos»: Projecto, Alcino Soutinho; Texto, Jorge Figueira; 29. «Faculdade de Arquitectura»: Projecto, Álvaro Siza; Texto, Manuel Graça Dias; 30. «Serralves»: Plano, Jacques Gréber; Projectos, Marques da Silva, Álvaro Siza; Texto, Alexandre Alves Costa.
Os 30 cadernos estão conservados num original e sólido estojo em acrílico, com dizeres na sua face superior.