MENDES (Cónego Alves).— O PRIORADO DE CEDOFEITA. Breves considerações sobre o Officio Capitular do Dom Prior, por Antonio Alves Mendes da Silva Ribeiro. Porto. Typ. de Antonio José da Silva Teixeira. 1881. In-4.º de 128 págs. E.
Considerações sobre uma questão nas obrigações, opondo o Prior da Velha Igreja de Cedofeita, no Porto, aos beneficiados da respectiva Colegiada. O autor, Cónego Alves Mendes, publica este opúsculo em defesa do primeiro:
“Em meiados do anno findo deu-se por mais de uma vez, deu-se ao domingo e á semana, na igreja de Cedofeita, a falta da missa conventual. Este acontecimento, altamente reprehensivel, e da maxima gravidade, pungiu e alvorotou os parochianos, levantou grande clamor na imprensa e engravesceu-se flammejante em todas as proporções de um escandalo. (…)
“(…) com o só fim de restabelecer a verdade de factos que começavam a deturpar-se, e a dignidade de pessoas que começavam a ser aggredidas, tomámos voz na questão e mantivemo’-nos sempre nas regiões serenas da doutrina por entre um chuveiro de noticias falsas e de atoardas absurdas.”
Importante e raro subsídio para a história eclesiástica no quadro das paróquias portuenses no século XIX.
Encadernação de recente manufactura com cantos e lombada de pele, decorada com ferros gravados a ouro. Está carminado à cabeça e tem preservadas as capas da brochura.