PRODIGIOSA LAGOA DESCUBERTA NAS CONGONHAS DAS MINAS DO SABARÁ, que tem curado a varias pessoas dos achaques, que nesta Relação se expõem. Reimpressão deste raríssimo opúsculo precedida por um estudo bio-bibliográfico sôbre a Obra e o seu Autor pelo Dr. Augusto da Silva Carvalho. (…). Coimbra. Imprensa da Universidade. 1925. In-8.º gr. de XXXVIII-29-[I] págs. B.
“Em 1749 publicou-se em Lisboa na oficina de Miguel Manuel da Costa, impressor do Santo Ofício, um folheto in-8.º, de 27 páginas (…) datado, no final, de Vila Rica de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, 6 de Maio de 1749, intitulado ‘Prodigiosa lagoa descuberta nas congonhas das Minas do Sabará, que tem curado a varias pessoas dos achaques, que nesta Relação se expoem’. Saiu sem nome de autor êste raríssimo opúsculo e Inocêncio dêle só sabe que se fez no Rio de Janeiro em 1820 uma reimpressão conforme a edição original, faltando-lhe apenas a estampa que serve de ante-rosto (…); talvez a razão desta imissão, acrescenta Inocêncio, fôsse o exemplar que serviu para a reimpressão e que pertencera a Barbosa Machado, ter falta da referida estampa. (…)”.
Com a reprodução do rosto da edição primitiva datada de 1749 e da gravura acima referida que representa a "Figura da Lagoa".