VIEIRA (Boaventura José).— A QUESTÃO DO CAMINHO DE FERRO DO DOURO. Pelo Ex-Director… Porto. Typographia Central. 313, Rua do Bonjardim, 317. 1880. In-8.º de [II]-V-60-[II] págs. B.
“Publicada a portaria de 18 d’agosto de 1879, suspendendo-me do cargo de director da construcção dos caminhos de ferro do Minho e Douro, e nomeando uma commissão d’engenheiros para inspeccionar a 7.ª secção do caminho de ferro do Douro, julguei que retirando-me da vida publica, para nunca mais exercer cargo algum do Estado, satisfeito com o socego da minha consciencia e com a opinião favoravel d’uma parte da imprensa, sem que a outra parte pozesse em duvida a minha honestida, julguei, repito, que poderia deixar de explicar ao paiz os meus actos como director dos caminhos de ferro do Minho e Douro, confiando em que a opinião da illustre commissão sem faltar á verdade, deitaria por terra parte dos considerandos da referida portaria e attenuaria o effeito de outros se a mesma comissão se podésse compenetrar da intenção com que sempre procedi.
“O relatorio da commisão corre impresso, e, contra o que eu esperava, a verdade nem sempre se manifesta n’esse documento. […]”.
Capa da brochura com pequenos defeitos.