MOTA (Benjamim).— A RAZÃO CONTRA A FÉ. Analyse das Conferencias Religiosas do Padre Dr. Julio Maria. Terceiro milheiro. S. Paulo — Brazil. MDCCCCI. In-8.º de VIII-154-XXV-IV págs. B.
Livro bastante invulgar, dedicado “Ao Povo Trabalhador, À Mocidade Brasileira e à memória veneranda de todas as victimas da Intolerância Religiosa”. Com interesse para a história dos movimentos sociais no início da Primeira República Brasileira.
Segunda edição, preferível à edição original dada à imprensa em 1900, por vir acrescentada de uma interessante ‘Carta Prefácio’ de Felix Bocayuva, jornalista e poeta brasileiro: “Não posso esquivar-me á homra de abrir essas páginas ardentes em que transparece, clao, vibrante, todo o teu espírito de combatividade, e apezar da profunda divergencia do nosso modo de ver e de sentir em muitas das conclusões do teu sincero trabalho, não me sinto absolutamente peado para algumas palavras a respeito, tanto conheço eu o teu espirito tolerante e meigo. (…) Quando encetaste a tua campanha de critica ás celebres conferencias do sr. padre dr. Julio Maria, procurei acompanhar as rajadas do teu fulminante libello, publicando alguns artigos contra as predicas do mencionado prelado que, durante alguns dias, trouxe embasbacado o auditorio contricto e reverente da Sé.
“Os nosso proncipios e processos eram antagonicos; mas o alvo era commum — a Egreja Catholica. (…)”.
Ilustrado com um retrato do autor, impresso à parte.
Exemplar personalizado com dedicatória de Benjamim Mota, “Ao Illustre Collega e Companheiro de uma mesma lucta, António Augusto Baptista Junior (…)”, datada de ‘S. Paulo, 28 de Agosto de 1901’.
Capa da brochura com defeitos na lombada.