FERRÃO (A. F. da Silva).— REFUTAÇÃO DA QUERELA DADA PERANTE A CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO PELO PROCURADOR GERAL DA COROA CONTRA O D. PAR F. A. F. DA SILVA FERRÃO — Feita por este mesmo. […]. Lisboa. Typographia Universal. (…). 1860. In-8.º de VIII-72 págs. Desenc.
“Tenho resistido a uma perseguição movida, pela intriga, pela ignorancia, pela calumnia, pela mentira, pela adulação, pela sub-serviencia…
“Collocado no ultimo quartel da vida, no anno da Graça, 1860, aos 10 de Maio, e sob o regimen constitucional, vi contra mim, um Procurador Geral da Corôa, o Ex. ͫ ͦ Sr. Joaquim Pereira Guimarães, dar uma querela, por violação de leis ‘flagrante, criminosa, e punivel’, aggravada com circunstancias que tornam ‘ainda mais profunda a ferida’ das mesmas leis. […].
“Trata-se d’uma carta particular, que dirigi, ao Juiz de Direito de Felgueiras! […].
“Esta querela deve ter-se antolhado ao Procurador geral da Corôa, como productiva de grandes effeitos…
“Supplantar por ella um Doutor, Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, par do Reino, Ministro e Secretario de Estado honorario, escrevinhador publico, emigrado pela causa da liberdade e da dynastia reinante, com mais de 40 annos de serviço ao estado, […], era exaltar-se o querelante a si mesmo, inculcando que não reconhece no cumprimento de seus ‘penosos deveres’ outra contemplação mais que a da lei… […]”.
“