REGIMENTOS MELITARES, // ‘Em que se dá nova fórma’ // Á CAVALLARIA, E INFANTARIA // com augmento de soldos para todos // os Cabos, Officiaes, e Soldados: // e disposiçaõ para o governo dos // Exercitos assim na Campanha, // como nas Praças. // ‘Em que se comprehendem tambem os exercicios uteis // com as suas vozes para todos os Soldados, e Gra- // nadeiros, serviço por Brigada, modo de acam- // par, e tomar as guardas, e ordens geraes pa- // ra os Sargentos mayores, e o regimento dos // Sargentos mores das Comarcas com o // Decreto de Sua Magestade de 25 de // Agosto de 1703.’ // TOMO I. // [vinheta com um anjo tocando corneta e segurando na não esquerda um estandarte com o Sagrado Coração de Jesus] // LISBOA, // Na Offic. de MIGUEL RODRIGUES, // Impressor do Emin. Cardeal Patr. // M. DCC. LIII. 2 vols. In-16.º de X-XXI-[I]-358 e 275-[I] págs. E.
Publicação com interesse para a história das reformas militares operadas em Portugal durante os Reinados de D. João V e D. José.
As páginas preliminares para além das respectivas ‘Licenças’ contêm os ‘Indices dos Regimentos, Resoluções, Alvarás, Leis, Decretos e Privilégios’, seguindo-se a impressão do «REGIMENTO, // QUE ELREY // D. JOAM O IV. // NOSSO SENHOR // ‘Manda se guarde no seu Conselho de Guerra.», datado de 22 de Dezembro de 1643.
O frontispício do segundo tomo difere nos dizeres relativamente ao primeiro, assim passamos à sua descrição: REGIMENTOS // MILITARES, // ‘A que se ajuntaõ as resoluçoens’ // DE // SUA MAGESTADE // DESDE o ANNO // de 1710 até o presente, // ‘E SE REVOGAM VARIOS CAPITULOS // do mesmo Regimento, e se accrescentaõ os dos // Governadores das Armas, os dos Capitaens // móres da Ordenança com seus Alvarás, os // dos Védores Geraes chamado o das Fron- // teiras com varios decretos, e privile- // gio dos Auxiliares, e mais privile- // gios tudo por Sua Magestade. // TOMO II. // [pequena gravura] // LISBOA, // Na Offic. de MIGUEL RODRIGUES, // Impressor do Emin. Senhor Cardeal Patr. // M.DCC.LIII.
Confrontamos dois exemplares, supostamente impressos na mesma casa impressora [Na Officina de MIGUEL RODRIGUES] e em M. DCC. LIII que claramente correspondem a duas distintas edições que facilmente se distinguem pela segunda linha do respectivo frontispício. Uma, que passamos a identificar como variante A, intitulada REGIMENTOS MELITARES, a outra com o título já corrigido para REGIMENTOS MILITARES como variante B. Embora ambas decoradas com cabeções de enfeite e letras capitais de fantasia, a variante A revela maior requinte ou classicismo na selecção destes elementos decorativos. No final do segundo tomo, esta variante ou edição apresenta também 275 págs. contra as 259 da edição já emendada, que transcrevem os seguintes documentos: ‘Alvará, porque V. Magestade ha por bem, que em cada Companhia dos Regimentos de Infantaria, Cavallaria, Dragoens, e Artelharia, sejaõ recebidos tres Cadetes com as distinçoens, e privilegios, nelle expressos, na fórma acima declarada’, assinado por D. Luiz da Cunha e datada em Belem, 16 de Março de 1757; um ‘Decreto, em que Sua Magestade ordenou houvessem novos Directores para melhor disciplina das suas tropas’, Registado no livro do Registo dos Decretos da Secretaria de Guerra (…), assinado por José Eusébio Tavares; e ainda “Em Consulta de 28 de Junho de 1756, sobre a representação do Coronel do Regimento da Armada D. Luiz Henriques, a respeito dos Officiaes, que tinha impedidos no seu Regimento, e de quem devia nomear os postos Subalternos das Companhias, em que entrar de novo qualquer Capitaõ, vagando por elle, como tambem daquellas, em que os Capitaes andarem embarcados.”
Embora sem a possibilidade de confrontar outras descrições bibliográficas que identifiquem as variantes a que nos referimos, pelas razões descritas consideramos a edição que apresentamos mais completa e valiosa.
Com cortes de traça no canto inferior direito das primeiras folhas do primeiro tomo e outros de pouco significado dispersos pelo volume, sem que no entanto a mancha tipográfica seja ofendida com gravidade. Encadernação da época com defeitos na lombada e pastas.