[SEABRA (António Luís de) [VISCONDE DE SEABRA].— RESPOSTA DO VISCONDE DE SEABRA AOS SEUS CALUMNIADORES. Coimbra. Imprensa da Universidade. 1871. In-4.º peq. de 157-I págs. B.
Publicação bastante rara, registada por Ernesto do Canto no ‘Ensaio Bibliográfico’ “relativo aos sucessos políticos de Portugal nos anos de 1828 a 1834”.
O volume reúne os testemunhos deste célebre processo que correu no Tribunal do Porto pelo crime de difamação e injurias practicado nos artigos publicados nos números 102, 108, 118 e 119 do jornal portuense «Braz Tisana», dirigidos contra o Visconde de Seabra e por si considerados ofensivos e caluniosos.
Recorde-se que o visconde de Seabra, grande jurisconsulto do seu tempo, foi autor de numerosos trabalhos e do projecto do «Código Civil Portuguez»; segundo se lê no ‘Dicionário Bibliográfico’ de Inocêncio, António Luís de Seabra "nasceu a 25 de Dezembro de 1799, nas alturas de Cabo-verde, a bordo de um navio em que seguia viagem para o Brasil seu pae Antonio Seabra da Motta e Silva, ouvidor nomeado para a villa do Principe, na provincia de Minas-geraes (…). Como porém o menino fosse depois baptisado em uma das parochias do Rio de Janeiro, proveiu d’ahi a errada persuasão dos que o haviam por nascido nesta ultima cidade."
Com um rasgão na capa da brochura posterior.