VOLNEY [Conde de] [Trad. SILVA (Pedro Ciríaco da)].— AS RUINAS, // OU // MEDITAÇÃO // SOBRE AS // REVOLUÇÕES DOS IMPERIOS. // POR // C. F. C. DE VOLNEY // PAR DE FRANÇA, MEMBRO DO INSTITUTO, &c. // LIVREMENTE TRADUZIDA EM VULGAR // POR // PEDRO CYRIACO DA SILVA. // ‘Muitas annotações tanto do Author, como do // Traductor, servem d’esclarecimento, e au- // thoridades ao texto; e ajuntou-se-lhe o Ca- // thecismo da Lei Natural, producção do mes- // mo transcendente engenho.’ // NOVA EDIÇÃO // ‘Correcta pelo Traductor, e Annotador, e em- // belezada com o retrato de Volney.’ // [travessão ornamental] // LISBOA: // NOVA IMPRESSÃO SILVIANA. ANNO DE 1834. // (…) // [travessão ornamental] // ‘Com Licença da Commissão de Censura.’ // ———— // Vende-se na Loja de Antonio Marques da Silva, // Rua Augusta N.º 2. In-8.º de XXXIX-[I]-188-II págs. E. no mesmo volume:
——— CATHECISMO // DA // ‘LEI NATURAL’, // OU // PRINCIPIOS FYSICOS DA MORAL, // DEDUZIDOS DA ORGANIZAÇÃO // DO // HOMEM E DI UNIVERSO. // ADAPTADO A TODAS AS CONDIÇÕES, E ESPE- // CIALMENTE A’ MOCIDADE. // [travessão ornamental] // LISBOA. // NOVA IMPRESSÃO SILVIANA: ANNO DE 1834. // No fim da Calçada do Garcia, passando // o Arco, N.º 42. // [travessão ornamental] // ‘Com Licença da Commissão de Censura.’ // ———— // Vende-se na Loja de Antonio Marques da // Silva, Rua Augusta N.º 2. In-8.º de IV-55-I-IV págs. E.
O autor, filósofo, historiador, orientalista e político francês tomou parte activa durante a Revolução Francesa, tendo as suas ideias liberais influenciado movimentos revolucionários fora das fronteiras de França.
Obras pela primeira vez publicadas em português em 1822, agora novamente dadas à imprensa em 1834, ano em que terminou a guerra civil portuguesa.
As págs. preliminares das ‘Ruinas’ apresentam, de págs. III a XXV, «Duas palavras sobre a Traducção», seguidas até o final de uma «Notícia historica sobre o Conde de Volney, lida na Camara dos Pares em Sessão de 14 de Junho de 1820, pelo Conde Daru.
Edição ilustrada com um retrato de Volney que frequentemente falta nos exemplares que aparecem no mercado.
Encadernação da época, com a lombada de pele. Com manchas de humidade.