SÁ (António de).- SERMÃO // DO // GLORIOSO // SAMIOSEPH // ESPOSO // DA // MÃY DE DEUS, // QUE PREGOU // O M. R. P. ANTONIO DE SAA // Da Companhia de Jesu. // Offerecido. // AO PRÆCLARISSIMO, E NOBILISSIMO SENHOR // ALEXANDRE DO VALLE // CIDADAM DE BRAGA, &c. // —— // EM COIMBRA. // ‘Com todas as licenças necessarias. // Na officina de JOAM ANTUNES Anno de 1692. In-4.º de 20 págs. B.
Sermão pela primeira vez publicado em 1675, também em Coimbra, mas nas Oficinas de Joseph Ferreira. Ambas as edições de difícil obtenção por não terem escapado aos incendios subsequentes ao terramoto de 1755.
Borba de Moraes registou ambas as edições na ‘Bibliografia Brasileira do Período Colonial’, tendo-se limitado à edição original na ‘Bibliographia Brasiliana’, onde cita o ‘Catálogo annotado’ de J. C. Rodrigues. Sacramento Blake recorda que o autor nasceu no Rio de Janeiro em 1629, tendo falecido em 1678; “fez todos seus estudos no collegio dos jesuitas da cidade de seu nascimento e ahi tomou a roupeta em 1639, leccionou theologia e diversas materias de humanidades, e foi depois a Portugal, e a Roma, onde se demorou alguns annos no exercicio do cargo de secretario geral dos jesuitas, voltando d’ahi á patria.
“Discípulo do padre Antonio Vieira e, na opinião de alguns contemporaneos, seu rival, foi por estes designado o principe da tribuna ecclesiastica. Como refere Innocencio da Silva, todos os criticos são concordes em consideral-o como orador de linguagem mui pura, de estylo correcto e elegante, e finalmente como um dos que mais se approximaram de Vieira, ou antes como seu melhor discípulo.”
Capa da brochura em papel recente, de decoração marmoreada.