MEIRA (João Monteiro de).— SUBSIDIOS PARA A HISTORIA VIMARANENSE NO TEMPO DO PRIOR DO CRATO. Publicados por… […]. Porto. Typ. de A. J. da Silva Teixeira, Successora. 1908. In-8.º gr. de 32 págs. E.
“O manuscripto que agora se publica foi-nos confiado pelo illustre clínico e bom amigo dr. Avelino Germano da Costa Freitas, quando reuniamos materiaes para a elaboração do nosso ‘Concelho de Guimarães’ […).
“Consta de quatro partes: 1º. Lembrança do Reino de portugal a seu povo, etc.; 2º. Trovas que fez gonçalo añes de bandarra çapateiro Remendão natural de trãcoso, etc; 3.º. prophesias do bem aventurado Sancto Issidoro, etc.; 4.º. Memorial de que acõteceo a este reino de portugal des [desde] o Rei dom Sebastiaõ 1º deste nome a seu desbarate de africa.
“[…] Foi escripto, este caderno, entre 1579 e 1582. As trovas de Bandarra trazem a declaração de que foram copiadas em 1579, e o ultimo sucesso referido é de dezembro de 1581.
“O auctor de uma parte do escripto e copilador da outra poderá ainda conhecer-se se alguem souber elucidar esta referencia, por que abre a quarta parte: «’No anno do Senhor de 1578 ao outro dia de Sancto Antonio de padua, 14 dias de junho, estando eu em Lixboa sobre a força e esbulho que o comendador Manoel de mello per mandado de cõtandor das comendas p.º anriques me fez… etc.’».
“Por nossa parte apenas sabemos dizer que de mais de um ponto do manuscripto parece poder deduzir-se que o auctor era vimaranense e affeiçoado á causa de D. Antonio”.
Raríssima separata da «Revista de Guimarães».
Modestamente encadernado, conserva as capas da brochura. Com um ex-libris da biblioteca de Alfredo Ribeiro dos Santos e uma dedicatória do autor.