GARRETT (J. B. Almeida).— THEATRO DE J. B. DE ALMEIDA-GARRETT. – I. CATÃO – Terceira Edição. Lisboa. Typographia de José Baptista Morando. 1840. In-8.º peq. de II-XLIX-II-253-I págs. E.
Tomo II das «Obras de J. B. de A. Garrett», terceira edição na ordem geral.
Edição apreciada por incluir os prefácios do autor de todas as edições até então publicadas, uma ‘Carta do Auctor a um Amigo em Coimbra’, uma secção de ‘Notas’ e outra de ‘Variantes’ onde se dá nota das correcções que o autor fez nas sucessivas edições até então publicadas.
Na presente edição, Garrett dá início ao seu novo prefácio dizendo: “Imaginaram algumas pessoas menos reflectidas que as sucessivas correcções que tenho feito a este drama lhe haviam alterado a contextura e character primitivo. Uns o julgam, sim melhorado na phrase e mais perfeito como obra litteraria, mas agorentado no sentimento, affroixando no terso e duro do pensar forte que o cheracterizava; outros supposeram que a primeira concepção de mancebo enthusiasta vira a grande questão politica que aqui se agita com differentes olhos do que a ve hoje o homem maduro, experimentado — fatigado talvez, — desappontado, quem sabe?
“Ambas éstas observações foram feitas á segunda edição authêntica do drama, a qual se concluiu em Londres em 15 de Abril de 1830, e que de certo era mui differente da primeira feita em Lisboa em 1822. E uns o diziam como censura, outros como louvor, segundo o partido, ou matiz de partido, de cada um.
“Nenhum me offendeu nem lisongeou, mas todos me julgaram mal em um ponto: as minhas opiniões, os meus sentimentos, as minhas sympathias como homem, como cidadão, como philosopho tal qual, como christão verdadeiro e sincero, não variaram desde que me conheço, — espero amortalhar-me n’ellas. (…)”.
Gomes de Amorim a págs. 124 do III Volume das ‘Memórias Biográficas de Garrett’ diz: “Publicou-se também em 1845 a quarta edição do Catão, na qual disse o auctor, em nome dos editores, que essa tragedia lançara os fundamentos em Portugal do theatro
contemporâneo”.
Encadernação contemporânea com lombada de pele decorada com ferros gravados a ouro.