GIRALDES (Joaquim Pedro Cardoso Casado).— TRATADO COMPLETO DE COSMOGRAPHIA, E GEOGRAPHIA-HISTORICA, PHYSICA E COMMERCIAL, ANTIGA E MODERNA, offerecido a S. M. Fmª o Senhor D. João VI. Pariz. Chez Fantin, Libraire… MDCCCXXV-MDCCCXXVIII. 4 vols. In-4.º de XXIV-447-I; X-474; IV-423-I e VI-413-I págs. E.
Obra de grande minúcia e riqueza de pormenor, ainda hoje de particular interesse para os assuntos relativos aos territórios administrados pela corte portuguesa.
Edição cuidada, ilustrada na folha de anterrosto do primeiro volume com um retrato de D. João VI aberto em chapa de cobre e no anterrosto do quarto e último volume, com um retrato litográfico do autor.
O terceiro volume apresenta, em folha desdobrável de grandes dimensões uma «Tabella Genealogica dos Soberanos d’Inglaterra desde Guilherme I até Jorge IV»; o quarto, para além do retrato já referido, vem ainda documentado, também em folhas de grandes dimensões, com as seguintes tábuas ou mapas, : «Tabella Geral Historica, Chronologica e Genealogica da Dynastia Capeta» e as «Tabellas Genealogicas das Casas Soberanas d’Allemanha»; «Tabella Genealogica da Antiga Casa d’Austria e Moderna, ou Austro-Lorena»; «Carta Genealogica das Familias Soberanas d’Hespanha». Nas páginas de texto, com centenas de tabelas ou mapas estatísticos.
Entre as páginas preliminares com uma extensa e curiosa lista de subscritores.
O autor, natural da cidade do Porto, correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, foi militar e exerceu por muitos anos as funções de Cônsul de Portugal em vários países, tendo terminado esta sua carreira em Génova. Vem no «Elucidário Madeirense» de F. Augusto da Silva e C. Azevedo de Meneses a seguinte nota biográfica: “Pelo tempo das invasões francesas, foi aplicada ao oficial do exercito Casado Giraldes a pena de deportação para esta ilha, por suspeitas de ter prestado informações ás tropas de Napoleão quando invadiram o nosso país. Provada a falsidade da acusação, continuou Geraldes na Madeira, e aqui exerceu o importante cargo de secretario geral do govêrno. Foi um paciente investigador das cousas madeirenses e afirma-se que no seu espólio se encontraram muitos documentos, que bastante interessavam á historia deste arquipélago. (…)”.
Também Inocêncio refere a perseguição feita a Casado Giraldes dizendo que foi perseguido em 1809 pelo bispo do Porto, patriarcha eleito, como ‘jacobino’, pelas rasões que elle diz em uma folha de papel de sua letra. Era elle quem sabia de todas as baixezas e actos praticados pelo mesmo bispo para com os francezes em 1808 (…)".
Encadernações da época de pele inteira mosqueada, com rótulos e gravações com ferros a ouro na lombada. Com ligeiros sinais de desgaste gerais.
Com vestígios de humidade à cabeça das folhas preliminares do 1.º volume e 4º volume e uma mancha no retrato de D. João VI. A «Tabella Genealogica dos Soberanos d’Inglaterra desde Guilherme I até Jorge IV» com pequenos rasgões que não afectam o corpo tipográfico e a «Carta Genealogica das Familias Soberanas d’Hespanha» solta do volume por um rasgão. Com falta do retrato litográfico do autor no volume final.