TRATADO DA VIDA E MARTÍRIO DOS CINCO MÁRTIRES DE MARROCOS. Texto arcaico reimpresso de harmonia com o único exemplar conhecido, com uma introdução, notas e índice de Antonio Gomes da Rocha Madahil. Coimbra. Imprensa da Universidade. 1928. In-8º de XLVII-I-153-I págs. B.
Publicação da grande importância para a história do Mosteiro de Stª Cruz em Coimbra, suas devoções e milagres, romarias e procissões relacionadas com "a velha narrativa da vida e martírio dos cinco frades" que um dia sonharam a pacífica conquista de catequizar Miramolim, imperador de Marrocos.
"De resto, a obrinha que trazemos de novo a público justifica-se bem sabendo-se que ela é a reprodução dum exemplar único e êsse mesmo, há muito, ignorado, de leitura recomendada para a redacção do dicionário da [Academia das Sciências] e, por último, uma obra do século XVI. Pela sua especial condição de tradução duma velha crónica, é ainda um apreciável texto arcaico para o estudo da evolução da língua".
Volume ilustrado com estampas em separado, entre as quais o facsímile da portada da edição original quinhentista. É importante e desenvolvido o trabalho de Rocha Madahil que o volume integra.
TIRAGEM ESPECIAL EM PAPEL DE LINHO, NUMERADA E ASSINADA POR ROCHA MADAHIL.
Capa da brochura imperfeita. Com falta da folha de ante-rosto.