AMEAL (Conde de).— VENTE D'OBJECTS D'ART – COLLECTIONS "COMTE DE AMEAL". Catalog descriptif. Juillet 1921. [Lisboa]. In-8.º gr. de 120-I [III] págs. E.
Catálogo de uma das mais notáveis colecções de arte portuguesas, descrevendo mais de 2000 valiosas peças de arte e ilustrado com dezenas de estampas impressas em papel couché, reproduzindo pinturas, esculturas, peças de cerâmica de várias procedências, móveis, etc.
Com um prefácio, em português e francês, assinado por Alberto de Sousa e Matos Sequeira: “Uma colecçãi que se vende é como um edifício que se desmorona e cujas pedras vão servir para a traça e lavor de outros que se erguem, frictos de novos sonhos constructivos, de novos Castelos de Arte que os que sabem sentir a suprema beleza e nela encontram alimento espiritual procuram levantar à custa de antigos sonhos fragmentados e dispersos pela sua inevitável finalidade. […]
“O falecido Conde de Ameal, Dr. João Maria Correia Ayres de Campos, herdára já de tradições familiares, o culto da Arte pelo culto do livro. Fôra seu Pai, o Dr. João Correia Ayres de Campos, fundador da secção Arqueológica do «Instituto de Coimbra», um dos mais ilustres bibliófilos e bibliógrafos portugueses, citado a miude por Innocêncio, ora pelo informe, ora pelo exemplar. […]”.
Encadernação com lombada e cantos em pele, decorada com nervuras e ferros gravados a ouro, conserva as capas da brochura e as margens intactas. Com uma assinatura no anterrosto.