REIS (António Batalha) [1838-1917].— VINHO DE PASTO. Lisboa. Livraria de Antonio Maria Pereira — Editor. 1894. In-8.º de XXXIV-II-404 págs. E.
Trabalho dedicado ao Conselheiro Emidio Navarro, Ministro das Obras Públicas entre 1886 e 1888, responsável por várias reformas na área da Agricultura, como o primeiro ‘Recenseamento Agrícola e Pecuário’.
António Batalha Reis, filho de Maria Romana Batalha e de António Nunes dos Reis, velho amigo de Almeida Garrett, foi respeitado viticultor do Turcifal [Torres Novas], escritor e colaborador em diversos jornais e revistas com publicações de valorização e aperfeiçoamento vinícola,
Para além da uma interessante carta onde o autor justifica a dedicatória, acompanha esta edição a não menos interessante resposta de agradecimento que faz Emidio Navarro ao longo de 14 páginas.
“O fim […] que tive em vista, com a publicação d’este livro, foi, principalmente, tornar methodica a vinificação, e reduzil-a a formulas tão faceis, tão positivas, tão realisaveis, aos mais alheios no assumpto, que d0hoje em deante, todos possam fabricar um vinho de pasto, que será mais ou menos celebre, segundo as condições particulares das vinhas que o produzirem, mas que deverá seguramente ser bem feito, e susceptível de adquirir a solidez e a perfeição que o consumidor, requer naturalmente, nos vinhos que emprega na sua alimentação. […]”.
Exemplar um pouco cansado, modestamente encadernado.