OREY (Leonor d’).— A BAIXELA DA COROA PORTUGUESA. Edições Inapa. [Fotocomposição, selecção de cores e montagem Textype, Artes Gráficas, Lda. Impressão Printer Portuguesa em Abril de 1991]. In-4.º gr. de 225-VII págs. E.
Maria Alice Beaumont: “Este livro que a Conservadora do Museu Nacional de Arte Antiga, Dra. Leonor d’Orey, preparou e escreveu com base numa investigação exigente e no saber adquirido pelo conhecimento da colecção que tem a seu cuidado, vai ser uma obra de referência indispensável sob vários pontos de vista. Em meu entender, talvez o mais importante seja a valorização do conteúdo do Museu Nacional de Arte Antiga. Todas as edições desta natureza com qualidade de texto e de apresentação aprofundam o contacto do público com as nossas colecções. O núcleo de ourivesaria francesa encomendada para Portugal que pertence ao Museu, provindo da Casa Real, especialmente a baixela Germain, tem uma presença fundamental na lógica histórica e estética da sua vocação museológica.
“Não se limitou a Conservadora Leonor d’Orey a fazer um catálogo analítico e rigorosamente informativo deste conjunto de objectos preciosos. Integrou-os no contexto do período fascinante de Setecentos. A baixela Germain é exemplar como produção artística de uma época em que a função e o prazer são aliados com virtuosismo requintado e prodigiosa imaginação. (…)”
Obra de luxuosa execução gráfica, impressa sobre papel de superior qualidade e ilustrada com inúmeras fotogravuras a cores mostrando, de forma nunca feita até agora, as admiráveis peças e os pormenores de muitas das que constituem a preciosa baixela Germain.
Encadernção inteira de tela própria da edição, revestida de capa de protecção reproduzindo uma das mais laboriosas peças da baixela.