fbpx logo Nome Livraria Alfarrabista

Aguarde um momento por favor...

fecha
logo Nome Livraria Alfarrabista
fecha

Sobre nós

Um dos mais antigos alfarrabistas do Porto.

Desde 1959 que a Livraria Alfarrabista Manuel Ferreira, com sede na cidade do Porto, desenvolve intensa actividade no mercado de livros antigos e raros, manuscritos e outra documentação em papel. 

Ao longo destes 60 anos tem partilhado com os seus clientes e amigos, um incansável trabalho de investigação bibliográfica, através da publicação de uma série de mais de 100 catálogos de livros de livros antigos, raros e/ou esgotados. Este trabalho não se circunscreve à simples troca comercial, uma vez que estes catálogos se revelam num instrumento enriquecedor do nosso património bibliográfico.

A Livraria Alfarrabista Manuel Ferreira desde cedo se destacou no mercado na organização de leilões de notáveis bibliotecas portuguesas privadas, formadas ao longo de uma vida ou várias gerações. São colecções como as dos manuscritos do poeta Alberto de Serpa, do matemático apaixonado pelas Letras, Laureano de Barros, do ‘louco por revistas’ Alfredo Ribeiro dos Santos ou, por último e entre tantos outros, José Leite de Castro, herdeiro da magnífica colecção privada de folhetos publicados durante as Guerras Liberais em Portugal.

Os nossos leilões, sempre acompanhados da publicação do catálogo referente ao conjunto da biblioteca, descrevendo com o máximo rigor, exemplar a exemplar, tem sido referência no estudo bibliográfico e de mercado. Julgamos assim nobilitar o livro para a comunidade de bibliófilos e instituições, garantindo que permaneça na memória de gerações futuras aquilo que foram essas bibliotecas, o pensamento do seu coleccionador, as suas paixões e as suas vivências. Parafraseando o incontornável escritor e bibliófilo Umberto Eco: “quando livros antigos voltam ao mercado, eles se dispersam, vão para outros lugares, fazem gente feliz, preservam a paixão bibliofílica.”

A promoção do livro antigo

Temos estado presente em várias iniciativas de promoção do Livro Antigo das quais destacamos a participação em várias Feiras do Livro do Porto, salientando a de 1994, onde apresentamos um conjunto de pergaminhos medievais de fundamental importância para a história da cidade, hoje património do Arquivo Histórico da Câmara Municipal do Porto.

Em colaboração com a Livraria Académica e a Livraria Esquina, a Livraria Manuel Ferreira fez parte da Comissão Organizadora da 3ª Feira Internacional do Livro Antigo — «Porto’95», realizada na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda em 1995, evento que deu origem à formalização da Associação Portuguesa de Livreiros Alfarrabistas.

No âmbito das comemorações dos 60 anos da publicação da Mensagem de Fernando Pessoa, a Livraria Manuel Ferreira publicou, em edição fac-similada da original e em formato miniatural, uma nova edição da obra maior do Poeta. Desta edição foram impressos 300 exemplares em duas tiragens, sendo a especial limitada a 75, numerados e assinados, conservados em caixa de madeira e acompanhados de uma gravura de Alberto Péssimo.

No ano de 1996 publicou, em edição também fac-similada da raríssima original dos Sonetos de Antero de Quental, uma edição acompanhada de um retrato inédito do poeta em serigrafia da autoria do escultor José Rodrigues.

Em colaboração com Alberto de Serpa e Paulo Samuel, a Livraria Manuel Ferreira deu início à sua actividade editorial em 1993 com a edição de duas obras conjuntamente publicadas, respectivamente Evocação de José Régio e Alberto de Serpa

Para encerrar as comemorações dos 50 anos da Livraria Manuel Ferreira e em memória do seu fundador, publicamos o primeiro texto teatral de Raúl Brandão, ‘O Arraial’, até então desconhecido dos bibliófilos e investigadores, em edição fac-similada, prefaciada por António José Queiroz e de tiragem limitada a 250 exemplares.

Com o objectivo de modernizar e facilitar a relação e proximidade dos nossos clientes com a Livraria Manuel Ferreira, decidimos fazer o lançamento do nosso sítio na internet, em 2009. Temos agora o prazer em partilhar uma nova apresentação do nosso site, que para além de um novo e mais funcional design conta ainda com uma organização temática mais dinâmica e novas funcionalidades de pesquisa temática e avançada. Esta nova versão do nosso espaço online pretende continuar a ser um local em permanente construção e adaptação ao tempo que se nos impõe, contando já com o trabalho cumprido ao longo destes anos e com um sistema informático que conta mais de 200.000 registos bibliográficos, devidamente catalogados com o rigor a que desde sempre fomos habituando os nossos clientes.