MATOS (A. Campos).— O MISTÉRIO DA ESTRADA DE PONTE DE LIMA. António Feijó e Eça de Queiroz. Livros Horizonte. [2001. Printer Portuguesa]. In-4.º quadrado de 63-I págs. E.
"Apresentam-se, nesta edição, estreitas e até agora desconhecidas relações de amizade entre o poeta António Feijó e Eça de Queiroz e até surpreendentes afinidades entre ambos. Coincidência extraordinária é Feijó, a caminho de Estocolmo, onde era diplomata, ter ido a Neuilly com a intenção de participar o seu casamento ao casal Queiroz, na altura em que o romancista falecia. Constituem um precioso testemunho os comentários do poeta à personalidade e à obra de Eça de Queiroz, cuja estatueta, modelada por Francisco da Silva Gouveia em 1900, ele tinha sobre a sua secretária chamando-lhe «o nosso ídolo».
"O motivo principal deste livro é, todavia, a publicação integral de 'O Mistério da Estrada de Ponte do Lima', ou 'História dos carecas' divertida efabulação engendrada por António Feijó, em 1880, no jornal 'O Comércio do Lima', de evidente inspiração queirozina, que alvoroçou a sua terra natal e permanece, ainda hoje, na memória de muitos pontelimenses. A carta de António Feijó a João Gomes (cap. III), onde o poeta evoca a criação dos «Carecas», 32 anos mais tarde, constitui um dos mais interessantes e mais vivos documentos da sua extensa correspondência. Complementa a edição uma antologia de poemas de António Feijó e algumas cartas inéditas."
Edição realizada com grande cuidado gráfico, ilustrada com retratos, facsímiles de cartas de António Feijó, ilustrações a cores de Ana Jacinto Nunes e outros documentos iconográficos.
Encadernação editorial ilustrada a cores.