CUNHA (Diogo Jose de Oliveira Ferreira e).— ORAÇAÕ // GRATULATORIA, // QUE PELA CONSERVAC,AM DA VIDA // DO // ILUSTRISSIMO // E // EXCELLENTISSIMO SENHOR // MARQUEZ DE POMBAL // ‘Ministro, e Secretario de Estado de Sua // Magestade Fidelissima,’ // RECITOU // na igreja de santa joanna // o P. M. Fr. MANOEL DE S. JOAÕ // NEPOMUCENO, // ‘Menor Observante da Provincia de Portugal:’ // DADA A’ LUZ // POR DIOGO JOZE´R DE OLIVEIRA // FERREIRA E CUNHA, // ‘Auditor da Artilheria da Corte, Provincia, e Ex. // tremadura.’ // LISBOA // Na Offic. de Antonio Rodrigues Galhardo, // Impressor da Real Mesa Censoria. // — — — — // Anno de CIƆ. IƆ. CCLXXII. ‘Com licença da mesma Real Mesa.’ In-8.º de VIII-52-[II] págs. E.
Interessante e muito raro opúsculo erradamente atribuído no ‘Dicionário Bibliográfico Português’ a Fr. Manuel de S. João Nepomuceno, orador desta ‘esclarecida’ oração em nome do Marquez de Pombal a quem “[…] huma enfermidade grave o tocou: e, quando se lhe receava a morte, o Senhor lhe continúa a vida como a Ezequías, e lha dilata; com a vida, a honra, o esplendor, a gloria propria, e de todos os seus nacionaes. Esta mercê estimavel, que o Ceo nos concede, he a causa de se dedicarem a Deos as honras festivas, que presenceamos. Saõ ellas huma acçaõ de graças pela continuaçaõ daquella preciosa, e necessaria vida; daquela vida toda heroicidade, toda esplendor, e toda utilidade da patria, em que teve o ser. E vendo eu que a Suprema Providencia se inclina a que as maravilhosas obras da sua poderoza maõ permaneçaõ sobre Portugal com a conservaçaõ do GRANDE MINISTRO DO LUSITANO ESTADO; vendo que, quando choravamos attenuada a sua vida, o Senhor lha dilata para mais crescidas honras, naõ hei de dizer que este beneficio se concede á utilidade publica, que está pendente della? […]”.
Encadernação contemporânea, em cartão revestido de papel imitativo de pergaminho, com um rótulo colado na pasta da frente com a data da edição; na contrapasta da encadernação, com o ex-libris do ilustre bibliógrafo e bibliófilo Anibal Fernandes Thomaz.