CARVALHO (Otelo Saraiva de).-— ALVORADA EM ABRIL. Prefácio de Eduardo Lourenço.. Livraria Bertrand. [Lisboa. Novembro de 1977]. In-4.º peq. de 650-II págs. B.
Peça de indiscutível importância para a história da Revolução de Abril, da autoria de um dos seus mais destacados e controversos intervenientes.
Do prefácio: “Colocado no centro de uma acção que num dia longo alterará uma rotina que parecia eterna, Otelo Saraiva de Carvalho está mais indicado do que ninguém para desfibrar a trama daquilo que poderia ter sido apenas um golpe militar —desta vez bem sucedido — e que acabou por ser, quer isso agrade ou não, uma Revolução das mais singulares da nossa história, e singular até no panorama dos movimentos revolucionários contemporâneos. A três anos de distância, em maré baixa duma boa parte das esperanças de renovação profunda que milhões de portugueses puseram na Revolução de Abril, e de que muitos não estão nem estarão nunca dispostos a abdicar, a história pormenorizada do movimento que lhe deu origem, contada e vivida por um dos seus jovens capitães, não pode deixar indiferente um público que se tornou outro, nem um país que mudou de rota e se pôs em questão por causa e através dela.”. Primeira edição.