ATHENA. Revista de Arte. Vol. I. Outubro 1924 a Fevereiro 1925. Lisboa. Imprensa Libanio da Silva. [Directores — Fernando Pessoa / Ruy Vaz]. 5 números. In-4.º E. em 1 volume.
“(…) De excelente qualidade gráfica, impressa em papéis e cartolinas de luxo, profusamente ilustrada com reproduções de Almada, Lino António, Milly Possoz e outros. ‘Athena’ contou ainda com a colaboração literária do mesmo Almada, de Luís de Montalvor, de Mário Saa, etc. Mas é à quantidade e qualidade dos textos e metatextos assinalados por Pessoa e pelos seus companheiros de ‘Orpheu’ que a revista fica a dever o seu maior interesse literário.” [’in’ Biblos (Clara Rocha) vol. I].
“Entre traduções, textos teóricos e poemas, Fernando Pessoa assegura praticamente metade da colaboração de ‘Athena’. Registe-se, no entanto, a ausência de Campos-poeta, provavelmente por não caber numa revista que, na sua proposta global, representa uma reacção à vanguarda.
“A direcção artística está a cargo de Ruy Vaz, numa divisão que se quis significativa. Ao lado dos modernistas (Almada, Mily Possoz, Lino António) encontramos reproduções de Bordalo Pinheiro ou Soares dos Reis, num louvável intuito pedagógico, aliás assinalado por Pessoa. A recuperação do passado patenteia-se também nas reproduções de ‘ex-libris’ ou nos artigos de D. José Pessanha (sobre Santa Maria de Sintra) e Emmanuel Ribeiro (sobre a arte do livro). Mais interessante nos parece a colaboração literária. ‘Athena’ reúne nomes que desde sempre estiveram ligados a ‘Orpheu’ (Almada, Luis de Montalvor e Raul Leal) ou cedo se encontraram com a experiência modernista (como Mário Saa ou Augusto Ferreira Gomes). (…)” [’in’ Athena ou a encenação necessária, pref. a Athena (ed. facsimilada).
Para além da colaboração acima referida recordamos, entre outros, os nomes de Alberto de Hutra, António Alves Martins, António Botto, António de Séves, Cardoso Marta, Carlos Lobo de Oliveira, Castelo de Morais, Emanuel Ribeiro, Francisco Beliz, Francisco Costa, Gil Vaz, Henrique Rosa, Manuel M. Rodrigues, Mário de Sá Carneiro, Raul Leal, Mamía Roque Gameiro, etc. etc.
Colecção completa, rara e valiosa.
Encadernação modesta, da época, gravada com os respectivos dizeres e motivos decorativos na lombada. Com todas as capas da brochura preservadas e inteiramente por aparar.