SANTOS (Maria Emília Madeira H.).— O CARÁCTER EXPERIMENTAL DA CARREIRA DA ÍNDIA. Um plano de João Pereira Dantas, com fortificação da África do Sul (1556). Coimbra. 1969. In-4.º de 56 págs. B.
“O documento agora publicado encontra-se na Biblioteca da Ahuda integrado no Códice 51-VI-54 […].
“O códice referido tem a designação geral de «paéis vários referentes à América e Índia». Efectivamente, uma grande parte dos documentos que constituem este códice estão relacionados com a carreira da ìndia e o Oriente, datando na sua maioria do princípio do século XVII. Os documentos contêm temas relativos a esta carreira designadamente sobre as naus, tripulação, ordenados, mantimentos, artelharia, construção naval, carga que devem levar, etc.. Muitos destes papeis têm no verso a seguinte referência: «em mão do Senhor conde Almirante [que supomos tratar-se de D. Francisco da Gama, Conde da Vidigueira, Vice-Rei da Índia de 1597 a 1600 e pela segunda vez de 1622 a 1628]. É possível que tenha sido o próprio conde, ou alguém por seu mandado, quem compilou toda esta documentação referente à carreira da Índia. […]”.
Trabalho publicado em separata da «Revista da Universidade de Coimbra», documentado com um mapa das ‘Rotas de Navios de vela entre o Canal da Mancha e Bombaim’.