MACGREGOR & SMITH (Theophilo Ilhas) [Trad. MOSER (Eduardo)].— OBSERVAÇÕES // SOBRE // O DECIMO QUARTO RELATORIO // AO CONSELHO PRIVADO DO COMMERCIO // DE // S. M. B. // POR // Mr. MACGREGOR, CONTENDO // A Tariffa da Alfandega, Regulamentos Commerciaes, // e Commercio de // PORTUGAL // POR // THEOPHILO ILHAS SMITH // — // ‘Traduzido do Inglez // POR // E. MOSER. // — // PORTO: TYPOGRAPHIA COMMERCIAL // ‘Rua de Bellomonte n.º 57. // — 1844. In-8.º de [II]-26-VI págs. B.
“As inexactidões, casuaes ou intencionaes, e os gratuitos insultos, que se encontrào no Relatorio do estado do commercio e civilização de Portugal, feito pelo Secretario da Junta do Commercio ao Parlamento Britannico, causaram geral indignação no Porto; principalmente entre o respeitavel corpo de commercio inglez, que não podia deixar de sentir a torpe injustiça, com que erão tratados os portuguezes.
“Ao Senhor Theophilo Ilhas Smith devemos a primeira refutação d’aquelles erros, e constando-me que seu excellente folheto não se acha á venda, e sendo além disso escripto no idioma inglez, que não está ao alcance de todos, propuz-me a traduzi-lo, esperando que a solidez dos seus argumentos, ainda que por mim mal vertidos, dará alguma valia á minha tareffa.
“Aventurei-me a fazer algumas notas, umas tendentes a illucidar a refutação, e outras que julguei d’algum pezo pela sua connexão com o assumpto.
“Tambem foi minha intenção traduzir o Relatorio de Mr. Macgregor; porém, posto que o trabalho já estivesse bastante adiantado, abandonei meu primitivo intento, porque considerei que d’aquella obra não se póde colher fructo algum, attendendo á crassa ignorancia que ella patentea, e aque as injurias quando immeritas só recahem sobre quem as profere. “Le bestemmie fanno come le processioni, che tornano onde si partono.”. [O traductor].
Opúsculo bastante raro, no final documentado com mapas estatísticos sobre importações e exportações do Porto entre 1840 e1843 e ainda um mapa do “Vinho exportado do Porto” relativo aos mesmos anos.
Com dedicatória do autor a Sebastião de Almeida e Brito na capa da brochura frontal, faltando a capa posterior.