VIEIRA (João Augusto Novaes).— O SENHOR DOM MIGUEL I, // E // A SENHORA DONA MARIA II. // COMPARAÇÕES.— REFLEXÕES.— DESENGANO. // [vinheta decorativa] // PORTO: // ‘NA TYPOGRAPHIA DE SEBASTIÃO JOSÉ PEREIRA,’ // Praça de Sancta Thereza, n.º 28. // — // 1852. In-16.º gr. de 32 págs. B.
Curiosíssimo folheto, onde o autor tece algumas reflexões a propósito de um outro folheto “impresso na typographia da rua das Hortas”, onde se lêem, “umas comparações entre S. M. a Rainha e seu Augusto Tio.
“O folheto tem por titulo «O Snr. Dom Miguel de Bragança e a Snr.ª Dona Maria da Gloria—collecção dos artigos das comparações publicadas no «Portugal.»
“A introducção foi escripta pelo doutor Casimiro de Castro Neves, natural de Louzada, e hoje residente em Lisboa.
“As comparações diz-se que as escrevera o snr. Francisco Candido de Mendoça e Mello, bacharel da fornada de 1849, natural de Bragança e residente no Porto.
“Francisco Pereira d'Azevedo é o editor e recebe os patacos do folheto. […]”.
Diz J. A. Novaes Vieira que “Quem ouvir desprevenido as ‘roncas’ do «Portugal» — quem lêr as suas ‘lamentações’ — ha-de julgar que alli ha convicções profundas — um valor a toda a prova — uma resignação para o martyrio. […].
“O « Portugal» é uma especulação mercantil de Francisco Pereira d’Azevedo — mais vulgarmente conhecido pelas alcunhas de Ignez das Hortas e de Francisco da Velha.
“O snr. Francisco é ao mesmo tempo editor, proprietario da imprensa e da gazeta, e negociante de ‘algo-DÃO.
“A gazeta intitula-se realista, e não é mais do que ‘farcista’. É a mesma gazeta de que foi editor o sapateiro José Ferreira da Silva.”