[LACERDA (José Maria de Almeida e Araújo de Portugal Correia de)].— A. B. DA COSTA CABRAL – Apontamentos historicos. Lisboa, Typographia de Silva. 1844-1845. 2 vols. In-4.º de 275-I e 714-II págs. E. em 1.
Obra publicada sem o nome do autor, revelado por Inocêncio que a respeito da obra escreve: "O tomo I contém a parte narrativa, isto é, biographia e vida publica do ministro Costa Cabral, depois conde de Thomar, adornada com o seu retrato, etc. O II contém as provas e documentos justificativos, entre os quaes se contém muitos de notavel interesse, e que fornecem subsidios valiosos para a historia politica de Portugal no periodo que decorre de 1820 em diante."
Com um retrato litográfico de António Bernardo da Costa Cabral, assinado “M. Luiz” e intitulado «Vinte e Séte de Janeiro de 1842».
José dos Santos refere no catálogo dos Condes de Azevedo e de Samodães um outro retrato litográfico, assinado “P. A. Guglièlme”.
Muito invulgar quando com os dois volumes reunidos. Correia de Lacerda, transmontano de Vila Real, nasceu em 1802.
Boa encadernação nova, com larga lombada e cantos em pele, mantendo preservadas as capas da brochura do primeiro volume.
O retrato litográfico apresenta manchas de acidez.