PEREIRA FILHO (Emmanuel).— AS RIMAS DE CAMÕES. Biblioteca Manancial, Em convênio com o Instituto Nacional do Livro, Ministério da Educação e Cultura. Rio de Janeiro, GB, Companhia José Aguilar Editora, 1974. In-8º gr. de 354-II págs. B.
Publicação das «Rimas de Camões», acompanhadas do facsimile manuscrito do códice apenso ao exemplar da edição de 1595 das «Rhythmas» de Luis de Camões depositadas na Biblioteca Nacional de Lisboa.
“(…) Pela Nota Explicativa [aqui não transcrita] ficará o leitor conhecendo pormenores outros do que realizaram os dois escritores e ex-alunos [Ronaldo Menegaz e Edwaldo Cafèzeiro] do sempre lembrado mestre [Emmanuel Pereira Filho]. A revisão realizada por ambos orientou-se pelo maior escrúpulo e respeito à vontade do autor, inclusive no sentido de nada acrescentar ao seu texto, diligenciando tão-somente por ordená-lo e revê-lo, bem como enriquecê-lo de valiosas notas elucidativas. Trata-se, assim, de trabalho que, seguindo as firmes e indesviáveis directrizes que devem orientar o apuro de um texto, apresenta-se realmente modelar. Um dos aspectos mais importantes, a destacar nessa edição (…) é a contribuição que ela representa para que se possa ter das Rimas uma edição completa. Com efeito, ligada a tudo quanto já foi realizado nesse sentido, cresce o seu interesse e valor já em si notórios, para um mais amplo e aprofundado conhecimento da parte lírica integral do poeta-maior da nossa língua.”