MELLO (D. Fr. Sebastião de Sá e).— QUATRO CARTAS para seu irmão D. Martinho de Mello e Castro, Secretário de Estado dos Negócios Ultramarinos e da Marinha, datadas de Lisboa, 1772. Dim. 17 x 22 cm.
Cartas de D. Fr. Sebastião de Sá e Mello, Anadiense formado em Cânones pela Universidade de Coimbra, Prelado da Santa Igreja Patriarcal, Prior da Ordem de S. Bento e do Conselho de El-Rei D. José, endereçadas a seu irmão D. Martinho de Mello e Castro, Secretário de Estado dos Negócios Ultramarinos e da Marinha. Trata de diversos assuntos de cariz particular e administrativo, com interesse para a história da região coimbrã.
Entre estes curiosos assuntos que aqui seriam de difícil e fastidiosa descrição, destacamos um que vem mencionado na carta de 1 de Agosto de 1772, com interesse para a história das reformas Pombalinas da Universidade de Coimbra: “O Sn.or Marquez de Pombal tem determinado hir a Coimbra no principio de [Outubro?] por conta do estabelecim.to da Univercid.e eu hontem lhe fui ofrecer a q.ta da varzea, mas ainda q jantei com elle, não lhe falei, e so deia Snrª Marqueza este recado; eu sei q elle não vai pois vai pª o Paço do Bispo, mas isto não diga V. Exª por q está ainda em segredo, vai tambem a Snrª Marqueza, levão o caminho de Pombal, vão jantar a condª [Condeixa?] e dormir a coimbra, Eu percizo q. v. Ex.ª participe isto ao P. Miguel p.ª se acautelar. […].”
Duas destas cartas estão ratadas na sua margem direita, com algum impedimento da leitura do texto.