CASTELO BRANCO (Camilo).- A BENEFICENCIA. Poesia do Sr. Camillo Castello Branco recitada Na noite do Beneficio dos Orphãos, victimas da febre amarella, do Asylo da Freguezia de Santa Catharina, pela primeira actriz portugueza a Sr.ª Emilia das Neves e Souza na noite de 2 de Maio de 1859. Typ. Franco-Portugueza. [Aliás: Revista Bibliografica Camiliana. 1917]. Folha com 21,5 x 32,5 cm. E,
Reprodução facsimilada, impressa para a «Revista Bibliografica Camiliana» de Manuel dos Santos.
A respeito desta raríssima poesia, diz Manuel dos Santos na pág. 11 do 1.º volume da sua «Revista Bibliografica Camiliana»: “Esta poesia, impressa em uma folha solta (…) constitue uma espécie bibliografica de inestimavel valor, pois não consta da existencia de mais de dois exemplares: o que serviu para a nossa reproducção e que pertence ao ilustre Camilianista José Lagrange e outro, aliás bastante aparado, na posse do meu amigo José Victorino Ribeiro. Não é facil fixar o seu valor (…) atendendo á sua raridade, pois que até agora ninguem deu noticia de qualquer outro.”
Com um vinco devidamente restaurado.
Boa encadernação inteira de pele, com nervuras e ferros gravados a ouro na lombada, executada nas oficinas Invicta livro.