MACHADO (Júlio César).— BIOGRAPHIA DO ACTOR SARGEDAS. Lisboa. Typographia de Joaquim Germano de Sousa Neves. 1859. In-8.º gr. de 39-I págs. E.
Rara biografia saída dos prelos da atribulada tipografia de Joaquim Germano de Sousa, condenado à prisão após violentas polémicas na imprensa politica após publicação dos primeiros fascículos de ‘A Lanterna’. Segundo Inocêncio “(…) Sousa Neves, por não querer denunciar quaes eram os responsaveis pelos vigorosos e revolucionarios escriptos d’esta folha, considerados abusivos da liberdade de imprensa, e offensivos das auctoridades constituidas (…)
Crispiniano Pantaleão da Cunha Sargedas, notável actor nascido em 1813 de pais muito pobres, que pretendiam destiná-lo à vida eclesiástica. Começou a estudar Latim em 1823 no antigo colégio dos Congregados e, mais tarde e a seu pedido, foi tranferido para a aula de Desenho. Por qualquer inanimosidade foi expulso e por doença grave do pai começou a trabalhar no comércio, tendo em 1833 se alistado no 2.º Batalhão Móvel do Comércio. Estreou-se com a peça ‘O Aniversário’ e tomou desempenho das peças ‘Pai de uma Actriz’, ‘Duas Educandas’ , ‘Gaiato de Lisboa’ e outras.
“Almeida Garret afeiçoou-se-lhe muito, estimulou-o e aconselhou-o. Entre ambos criaram-se relações de intimidade, que deram ensejo a qure o escritor ouvisse as histórias do pai do actor, um modesto sapateiro, que Garrett aproveitou para delinear a personagem do protagonista da sua peça ‘Profecias do Bandarra’. Este papel veio a ser uma das suas grandes criações. Fez parte, como secretário da direcção, da sociedade de artistas que explorou O teatro da Rua dos Condes, e foi societário, como primeiro cómico, do teatro D. Maria II. Durante a Revolução da Maria da Fonte, em 1846, por ter fechado o teatro, teve de andar em companhias ambulantes pelo País, visto encontrar-se sem recursos. Só em 6-X-1853 regressou ao Teatro D. Maria II, onde se conservou até ao fim da vida.” [Grande Enciclopédia Luso Brasileira].
Encadernação em percalina azul, tendo em baixo relevo, uma gravura com o retrato do actor, protegido por um vidro. Devido às manchas de humidade, o exemplar foi retocado.