CASTELO BRANCO (Camilo).- CARTAS DE CAMILLO CASTELLO BRANCO. Com um prefacio e notas de Silva Pinto. 2ª edição, revista e melhorada. Emprêsa Literária Fluminense, Lda.. Lisboa. (MCMXXIV). In-8.º de 160 págs. B.
Importante edição, agora revista e melhorada. No final com o «Prefácio dos Combates e Criticas».
Do texto justificativo «Duas Palavras», assinado pelo editor, transcrevemos: “Reedita-se hoje êste livro, cuja primeira impressão, há muito esgotada, saíu em 1895. No intervalo que vai de uma a outra edição, Silva Pinto publicou, em 1910, a sua obra ‘Camillo Castello Branco’ – notas e documentos: ‘Desaggravos’, e aí deu à estampa uma nova série de cartas de Camillo, que propositadamente não quisera lançar a público em 1895, conforme a sua própria declaração no Prefácio das ‘Cartas de Camillo Castelo Branco.
“Naquele livro, porém, aparecem cinco cartas que figuravam na obra de que êste volume é a segunda edição; mas, cotejando-as nas duas publicações, notam-se-lhes certas desigualdades de texto e alguns cortes.
“Por isso, nesta segunda edição, que no frontispício declaramos ‘revista e melhorada’, apontaremos as divergências de texto que se observam no confronto das duas reproduções das referidas cinco cartas, e, com os elementos que nos dá a obra ‘Camillo Castello Branco’ – Notas e documentos, etc., completaremos aquelas em que se deparam omissões de trechos, indicando, em notas, como elas sairam na primeira edição.
“Podemos também agora dar, tal qual foi escrita por Camillo, a carta inserta, menos fielmente, por Silva Pinto a pág. 117-119 da primeira impressão da presente obra. (…).”
Com as capas da brochura preservadas e modestamente encadernado.