CASTELO BRANCO (Camilo) & CASTILHO (António Feliciano de).— CASTILHO E CAMILO. Correspondencia trocada entre os dois escriptores. Prefácio e notas de João Costa. Coimbra. Imprensa da Universidade. 1924. In-8.º de XV-I-316-II págs. E.
Importante publicação das cartas trocadas entre Castilho e Camilo, da maior importância para a história da literatura daquele tempo.
“Durante os cinco anos da maior intimidade epistolar entre os dois amigos, a produção literária de um era acompanhada pelo outro com o mais vivo interêsse. Das cartas de Castilho informando-se dos mais pequenos detalhes sôbre o labor quotidiano de Camilo, ressaltam sábios conselhos críticos de erudito. É tal a vastidão dos seus conhecimentos, que o romancista, ao receber dêle elementos vários para uma história que pretendia escrever, lhe dizia que nem sequer ignorava o que não valia nada saber. E era tão certeira a visão crítica do tradutor de ‘Virgílio’, que êle se não cansa de enaltecer a meudo a forte riqueza que ao vocabulário português Camilo emprestava, sempre que escrevia.”
Volume integrado na colecção «Inéditos do Arquivo Nacional da Torre do Tombo», ilustrado em folhas impressas à parte.
TIRAGEM ESPECIAL DE 200 EXEMPLARES EM PAPEL DE LINHO, DE MAIOR FORMATO, NUMERADOS E ASSINADOS POR ANTÓNIO BAIÃO.
Bonita encadernação com lombada de pele decorada a ouro com ferros em ‘casas fechadas’, título e nervuras. Carminado à cabeça e com as restantes margens ligeiramente aparadas. Com falta das capas da brochura.