COSTA (Augusto Sá da).— CATÁLOGO DE DUAS IMPORTANTES BIBLIOTECAS sendo uma delas a que pertenceu ao Erudito Académico, escritor e historiógrafo GENERAL J. I. DE BRITO REBELO. Mestre dos Investigadores históricos do seu tempo. Enriquecido com numerosas citações dos nossos principais escritores e bibliófilos portugueses e estrangeiros acerca do mérito de muitas obras e edições, com 40 fac-similes de portadas, frontispicios, gravuras, etc. Organizado por […] e prefaciado pelo erudito Académico e eminente escritor Dr. António Baião, Director do Arquivo Nacional da Tôrre do Tombo […]. 1933. Livraria Sá da Costa — Editora. Lisboa. In-8.º de IV-395–I págs. E.
“O presente catálogo abrange, entre outras, duas secções da mais alta importância: religiões e colónias. […].
“Quem conhecer a pobreza franciscana de Portugal quanto a bibliografias especiais não pode deixar de elogiar trabalho tão proveitoso e útil.
“No presente catálogo figuram muitas obras pertencentes ao erudito J. I. de Brito Rebêlo. Foram seus companheiros de trabalho estremecidos: leu-os, meditou-os, anotou-os.
“J. I. de Brito Rebêlo frequentou a Torre do Tombo durante dezenas de anos como estudioso investigador; frequentou-a numa época em que a leitura não era pública, em que os funcionários tinham a sua actividade muito absorvida pelos registos dos diplomas régios e antes da publicação do livro O Archivo da Torre do Tombo, sua história, etc. Nem monografias auxiliares, nem catálogos como hoje existem.
“Todos estes factores contribuíram para o tornar um precioso auxiliar dos indagadores históricos: verdadeiramente o Mestre dos investigadores do seu tempo.
“A êle recorreram nacionais e estrangeiros desde Henry Harrisse, Vignaud, etc., a José do Canto, Sousa Viterbo, etc.
“Era uma fonte inesgotável (…).
“Quem percorrer a correspondência que ainda conseguiu salvar-se do seu espólio verá amplamente demonstrado o que asseveramos. Quem percorrer as publicações de história daquela época, desde o Archivo dos Açores ao Archivo Histórico Portuguez, quem tiver presente as obras eruditas de Braamcamp Freire ou de Sousa Viterbo verá à saciedade o que asseveramos.
“A sua obra literária é insignificante para a vasta erudição de que era dotado. Mas essa obra está dispersa pelos trabalhos dos intectuais que a êle recorriam.
“Entretanto, tendo-se especializado nos descobrimentos dos portugueses, a opinião de Brito Rebêlo ainda hoje é discutida com paixão e respeitada.
“Tornaram-se notáveis as suas investigações a respeito de Gil Vicente, Miguel Leitão de Andrade, etc.
“O general tinha in magna quantitate aquele sexto sentido que é o faro do investigador (…)”.
Da organização deste surpreendente catálogo, constituído por 2991 lotes: Vária [Alto Douro; Bom Senso e Bom Gosto; D. Miguel; Numismática; Terramoto de Lisboa de 1755]; Religiões; Padre Malagrida; Descobrimentos portugueses e colónias; Camões; D. Manuel I; Centenário da Índia; História de Portugal; Linguística; Americana; Ásia; África e Oceania; Colombiana; Genealogia; Heráldica; Publicações periódicas; Obras de autores estrangeiros relativas a Portugal; Edições de Luxo; Bibliografia; Manuscritos.
Encadernação modesta, com lombada de pele.